Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

ANATEL3

Em andamento

Início: 

23/07/2004

Parte Autor: 

IDEC

Parte Réu: 

Anatel e outros

Processo: 

2004.61.00.020602-2

Origem: 

São Paulo

Objeto: 

A ação visa ao reconhecimento da ilegalidade e inconstitucionalidade da cobrança da tarifa de assinatura básica, cobrada pelas empresas de telefonia fixa (Anatel, Telecom, CTBC, Sercomtel, Telemar Norte Leste, Telesp - Telefônica), com consequente proibição da cobrança e devolução, em dobro, dos valores já pagos pelos consumidores.

Atualizado até agosto de 2015.

Em julho de 2006, houve decisão de primeira instância que excluiu a ANATEL do processo por entender que esta não é parte legítima para figurar como ré na ação.

Devido à exclusão da ANATEL, a Justiça Federal reconheceu-se incompetente para julgar a causa e determinou a remessa do processo à Justiça Estadual. Desta forma, o direito pleiteado não foi julgado.

Em agosto de 2007, o Idec recorreuao Tribunal de Justiça para que a ANATEL permaneça como ré na ação, mas a decisão foi desfavorável em 2008. Recorremos novamente em 2009, mas não obtivemos sucesso no julgamento realizado em março/2010.

A ação foi remetida para a Justiça Estadual para julgamento. Em novembro/2013 solicitamos o julgamento para que julgue a legalidade ou não da cobrança da tarifa mensal.

Em abril foi publicada sentença julgando desfavorável o pedido do Idec, porque não considera a cobrança da tarifa básica de telefonia fixa abusiva.

Esse é o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça que sumulou o entendimento de que é legítima a cobrança de assinatura básica pelo uso dos serviços de telefonia fixa. (súmula 356 STJ).

Diante deste posicionamento do STJ, o Idec apenas recorreu poque foi condenado a pagar honorários aos Réus por serem vencedores da ação. Em agosto/15 o Idec foi isentado do pagamento dos honorários.

Fim do processo.

Categoria: