Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Como usar repelentes com segurança?

Aliado na proteção contra os mosquitos, o uso desse produto deve ser feito com cuidado para evitar riscos à saúde

separador

Atualizado: 

22/01/2019
Como usar repelentes com segurança?

Verão, sol, calor e água. Se por um lado esse é o cenário perfeito para aproveitar a estação mais quente do ano, por outro a combinação do clima e da umidade contribuiu para proliferação de pernilongos e mosquitos que perturbam o desejado sossego.

Nessa época do ano, os repelentes e inseticidas são aliados para tentar se livrar das indesejadas picadas. No entanto, o uso desses produtos requer atenção. Se utilizado de forma inadequada, podem ser tóxicos.

A seguir, saiba como se prevenir das picadas, mas sem colocar a saúde da sua família em risco.

Na hora da compra

  • Todas informações a respeito do uso correto do repelente, eventuais contra-indicações e orientações em caso de acidentes devem constar do rótulo de forma ostensiva, respeitando o direito básico à informação previsto no CDC (Código de Defesa do Consumidor).
  • Confira se o repelente é registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O número do registro deve ser informado na embalagem e também pode ser consultado pelo site da agência.
  • De acordo com a organização, todos os repelentes registrados nela são eficazes contra o Aedes aegypti, mosquito vetor do vírus transmissor da dengue, zika e chikungunya. Não pague mais caro por um produto só porque ele usa esse apelo, pois ele não difere em nada dos demais.

Crianças: cuidado especial

O uso de repelentes em crianças requer cuidado ainda maior. Não é porque o produto possui a indicação “kids” ou termos semelhantes no rótulo que significa que o uso é irrestrito. Para bebês de até seis meses, por exemplo, não é recomendado utilizar repelentes, pois o risco de intoxicação é alto. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, após essa idade, há fórmulas com substâncias em concentrações específicas mais adequadas para os pequenos. Além disso, o número de aplicações se diferem. Confira:

  • Até seis meses de idade: não é recomendado o uso de repelentes. O mais  indicado é a proteção com roupas e mosquiteiro.
  • De sete meses a 2 anos: recomenda-se repelentes que contenham em suas fórmulas a substância IR3535, com duração de até quatro horas e aplicação uma vez ao dia.
  • Dos 2 aos 7 anos: repelentes com IR3535 duração de 4 horas; Icaridina 20 - 25%, duração de 10 horas; e DEET infantil 6-9%, duração de 4-6 horas. Todos com aplicação até duas vezes ao dia.
  • A partir dos 7 anos: as recomendações são as mesmas da categoria acima, mas com aplicação três vezes ao dia.

É importante lembrar que o rótulo do produto deve indicar a forma e frequência de uso.

Gestantes

De acordo com a Anvisa, o uso de repelentes não é contra-indicado para gestantes, mas é importante conferir na embalagem se a marca escolhida é liberada para mulheres nessa condição.

Adultos

Para adultos em geral, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de repelente com as seguintes substâncias em suas fórmulas: Icaridina 20 - 25%, duração de 10 horas; DEET 10-15%, duração de 6 a 8 horas; e IR3535, duração de 4 horas. Todos devem ser aplicados até três vezes ao dia.

Durante o uso

  • Leia e siga todas as orientações sobre a utilização correta do produto descritas no rótulo.
  • Repelentes elétricos que liberam gradualmente inseticida devem ser deixados, no mínimo, a dois metros de distância das pessoas. Além disso, evite utilizá-lo em locais fechados ou na presença de pessoas com alergias respiratórias.
  • Não aplique o repelente mais de três vezes ao dia na pele e nem durma com ele no corpo. Pode causar intoxicação.
  • Se for usar hidratante ou filtro solar no corpo, espere 15 minutos até secar e aplique o repelente.
  • Receitas caseiras não são recomendadas, pois não há comprovação científica de seus efeitos. Já repelentes feitos em farmácias de manipulação devem ser usados somente com a devida prescrição médica.

 

LEIA TAMBÉM

5 bons motivos para trocar supermercados por feiras

10 passos para uma alimentação saudável

Vai começar uma faxina? Veja dicas para uma limpeza sustentável

Talvez também te interesse: