Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Saiba como ler os medidores de energia elétrica

Os medidores de energia, digitais ou analógicos, ficam na entrada dos imóveis e têm como parâmetro de medida o quilowatt-hora (kWh). Em algumas cidades, como Belém e Rio de Janeiro, os medidores estão sendo instalados nos postes nas ruas. Veja "Medidores externos"(colocar link de orienta sobre medidores externos)

separador

Atualizado: 

30/01/2018

Os medidores de energia, digitais ou analógicos, ficam na entrada dos imóveis e têm como parâmetro de medida o quilowatt-hora (kWh). Em algumas cidades, como Belém e Rio de Janeiro, os medidores estão sendo instalados nos postes nas ruas. Veja "Medidores externos"(colocar link de orienta sobre medidores externos)


No medidor digital, a quantidade de kWh consumidos é lida nos algarismos em preto. No medidor analógico, é preciso anotar os números mostrados pelos quatro ponteiros pretos dispostos lado a lado, da esquerda para a direita. Se o ponteiro estiver entre dois números, deve-se considerar o número menor.

Os relógios de ligações trifásicas, normalmente instalados em imóveis comerciais e industriais, têm leitura decimal no último relógio da direita: quando o ponteiro estiver no 1 não significa que foi gasto 1kWh, e sim 10 kWh.
 

Correção de valores

O consumidor que queira se certificar da correção da conta deve fazer a leitura do medidor no mesmo momento ou, ao menos, no mesmo dia da leitura feita pelo leiturista da empresa. Para verificar a evolução do seu consumo, deve comparar a leitura do mês anterior à atual.

Talvez também te interesse: