Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Confira como foi a apresentação do Novo Guia Alimentar Brasileiro na Feira de Orgânicos do Ibirapuera (SP)

Idec participou do evento representado por sua pesquisadora em Alimentos, Ana Paula Bortoletto, que também participou da elaboração do Guia juntamente com outros pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo)

Compartilhar

separador

Atualizado: 

24/02/2015
No início de dezembro a tradicional Feiras de Produtos Orgânicos e Agroecológicos do Ibirapuera recebeu mais uma edição do “Chef na Feira” com a participação da chef de cozinha Bela Gil. Também na feira foi apresentado o Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em novembro de 2014. O Novo Guia Alimentar é uma publicação do Ministério da Saúde que indica como todos os brasileiros podem ter uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. 
 
Para apresentar o Guia, a Feira recebeu o professor Carlos Monteiro, coordenador do Nupens/USP - núcleo que realiza pesquisas em nutrição e saúde. Em seguida foi realizada uma atividade prática para que as pessoas entendessem a importância da combinação de alimentos in natura ou minimamente processados em preparações culinárias e valorizar o ato de cozinhar.
 
Para fechar o dia a chef Bela Gil fez duas receitas fáceis e rápidas com alimentos vendidos na feira: Pesto de hortelã do norte e manjericão e salada verde com molho de cenoura. Os consumidores puderam acompanhar o preparo e degustar as receitas.
 
Para que o conhecimento do dia não fosse esquecido, os participantes receberam um folder com informações sobre o novo guia alimentar, incluindo as principais recomendações do novo guia e os 10 passos para uma alimentação saudável. Além disso, o folder destaca as principais recomendações do novo guia sobre a importância da produção e consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos. Veja a versão digital aqui
 
“O evento foi um sucesso! Vamos compartilhar os resultados e a dinâmica da oficina para quem quiser realizar em outras feiras orgânicas ou outros locais para que o novo guia alimentar para a população brasileira seja conhecido por todas e todos!”, relatou Ana Paula. 
 
Veja fotos do evento AQUI.
 
A Feira
A Feira de Alimentos Orgânicos e Agroecológicos do Ibirapuera conta com mais de 30 barracas que vendem uma grande variedade de produtos orgânicos, entre in natura e processados (frutas, hortaliças, pães, bolos, bolachas, salgados, geleias, laticínios, derivados de soja, tortas, sorvetes, castanhas, açaí, guaraná, cacau, cereais, sucos, azeites, produtos de limpeza, cosméticos, etc). Além da Feira, no espaço há café da manhã orgânico. A feira acontece todos os sábados, das 7 às 13h no C.E. Modelódromo do Ibirapuera, Rua Curitiba nº 292, Vila Clementino (próximo ao Clube Circulo Militar).
 
O evento “Chef na Feira” integra as ações de Segurança Alimentar e Nutricional implementadas na Feira e que contam com o apoio da  Supervisão Geral de Abastecimento/Secretaria do Trabalho, da  Secretaria de Esportes e Lazer  do Município de São Paulo e de outras entidades apoiadoras.  
           
Bela Gil
A Chef tem um programa de culinária, o “Bela Cozinha” no canal GNT, apresentado nas terças feiras às 22h, e acaba de lançar o livro “Bela cozinha - as receitas”.  Formada em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute e em Nutrição e Ciência dos Alimentos pela Hunter College em Nova York, estudou a filosofia Macrobiótica e  Ayurveda. Realiza palestras, cursos de culinária, promove SPAs  e eventos particulares.
 
NUPENS/USP
O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo é um órgão de integração da Universidade de São Paulo criado em 1990 com a finalidade de estimular e desenvolver pesquisas populacionais em nutrição e saúde. O grupo é integrado por professores da Faculdade de Saúde Pública, de outras unidades da Universidade e de outras instituições acadêmicas de São Paulo, além de mestrandos, doutorandos e estagiários bolsistas.
 
 

Talvez também te interesse: