Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Consumers International lança campanha nas redes sociais sobre propaganda de alimentos não saudáveis durante a Copa do Mundo

Consumidores são convidados a postarem nas redes sociais fotos e propagandas em que jogadores ou outros símbolos da Copa são usados para promover a venda de comida não saudável

Compartilhar

separador

Atualizado: 

02/07/2014
A Ong Consumers International lançou recentemente uma campanha nas redes sociais para chamar a atenção à forma como a Copa do Mundo está sendo usada para promover alimentos pouco saudáveis. O mote da campanha é convidarem os consumidores a postarem nas redes sociais, fotos de propagandas em que os craques da Copa e outras imagens relacionadas ao Mundial são usados para vender comidas e bebidas ricas em gordura, sal e açúcar. 
 
Eventos como a Copa do Mundo tem um potencial fortíssimo de turbinar as vendas da indústria de alimentos. Estima-se que tenham sido gastos US$ 2,3 bilhões com propagandas de TV na Copa deste ano, em todo o mundo – das quais as empresas de bebida e comida respondem por boa parte. Já na Copa de 2010, uma pesquisa de mercado mostrou um aumento de de 10% e 37% nas vendas de batatas fritas e chocolates, respectivamente, só na primeira semana da competição.
 
A Consumers International, alerta para o fato de que usar jogadores e imagens ligadas ao futebol para anunciar alimentos ricos em sal, açúcar e gordura passa a falsa impressão de que esses produtos são saudáveis. A entidade pontua ainda que o impacto em crianças é ainda mais preocupante, uma vez que elas são mais vulneráveis a mensagens e imagens publicitárias. Se uma criança vê seu craque favorito anunciando batatas fritas ou uma bebida açucarada, ela associa o produto com o esporte e com hábitos saudáveis. .
 
Os exemplos podem ser postados no Twitter e no Facebook da Consumers International com a hashtag #JunkFoodWorldCup.
 
Saiba mais aqui
 
 

Talvez também te interesse: