Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Governo e sociedade discutem campanha contra obesidade no RJ

<div> Iniciativa apoiada pelo Idec visa a conscientiza&ccedil;&atilde;o sobre h&aacute;bitos alimentares mais saud&aacute;veis entre os cariocas</div> <div> &nbsp;</div>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

19/10/2015
Nesta segunda-feira, 19/10, as entidades que fazem parte da campanha Brasil Saudável e Sustentável, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), entre elas o Idec, se reuniram no Rio de Janeiro (RJ) para traçar os primeiros compromissos da ação, que será oficialmente lançada em fevereiro do ano que vem.
 
A iniciativa tem como principal objetivo unir forças para combater a obesidade e o sobrepeso da população carioca, que está entre os dez maiores índices do ranking nacional de excesso de peso, segundo dados do Ministério da Saúde.
 
Para enfrentar o desafio, a campanha visa a conscientizar a população sobre os malefícios do consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em sódio, açúcar e gorduras, com atividades na rede pública de educação, saúde e assistência social, do Rio.
 
As intervenções serão realizadas por meio de cartilhas orientativas, folders, alertas e vídeos. Além disso, em um primeiro momento, 12 escolas públicas municipais da capital fluminense receberão alimentos de agricultura familiar na merenda escolar. 
 
Orgânicos mais acessíveis
 
Como parte da parceria firmada entre o Idec e o MDS no início de setembro, ficará sob responsabilidade da ONG a elaboração do aplicativo móvel do Mapa de Feiras Orgânica - ferramenta que fomenta a ampliação e diversificação dos canais de comercialização dos produtos orgânicos e agroecológicos. A expectativa é que o APP também seja lançado em 2016.
 
“A parceria fortalece o trabalho que o Idec vem desenvolvendo com ações de informação sobre a alimentação. A criação do aplicativo, ainda, aumenta a interação entre o consumidor e o produtor, com foco na transformação dos sistemas alimentares”, afirma Renata Amaral, pesquisadora em consumo sustentável do Idec.
 

Talvez também te interesse: