Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito

O Instituto apresentou resultados de sua campanha pela qualidade no transporte público #ChegadeAperto

Compartilhar

separador

Atualizado: 

01/10/2014
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) apresentou os resultados de sua pesquisa sobre qualidade no transporte público na última reunião ordinária do CMTT (Conselho Municipal de Transporte e Trânsito), realizada dia 25/9, na Biblioteca Municipal Mario de Andrade, no centro de São Paulo. O evento integrou a Semana de Mobilidade 2014 em São Paulo.
 
Em sua apresentação, o Instituto destacou as principais irregularidades encontradas nas cidade de São Paulo e os resultados da Campanha Chega de Aperto, com base nos direitos dos consumidores frente ao CDC (Código de Defesa do Consumidor) e regulamentações específicas. Foram distribuídos os porta-bilhetes de ônibus com informações sobre a campanha e algumas Revistas do Idec com o resultado completo da pesquisa.  O resultado completo da pesquisa pode ser conferido AQUI.
 
O Secretário de Transportes Jilmar Tatto, presidente do Conselho, reconheceu a importância da pesquisa e da campanha, admitindo a falta de informação no transporte público e disse que pedirá a SPTrans, empresa responsável pela administração das linhas de ônibus de São Paulo, que entre em contato com o Idec para que, juntos, possam colaborar na melhoria desse direito.  
 
Além da apresentação da pesquisa do Idec, que integrou o espaço de “Palavra Livre”, onde outros inscritos também puderam colocar sua opinião ou requisição junto ao Conselho, houve também a apresentação das ações que estão sendo feitas para os pedestres e ciclistas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). 
 
“Foi um ótima oportunidade de apresentar o trabalho do Idec aos diferentes setores da sociedade ligados ao tema da mobilidade. Mais importante ainda foi o reconhecimento por parte do Secretário e a abertura que teremos para ajudar na construção de um modelo satisfatório de informação ao usuário”, declarou Renata Amaral, pesquisadora em Consumo Sustentável do Idec.
 
A próxima reunião está marcada para novembro.
 
Chega de Aperto
 
Desde o dia 9/12, o site (http://chegadeaperto.org.br) recebe denúncias, em forma de relatos e fotos, e apoios à campanha por um transporte público de qualidade. Nesta plataforma os passageiros ainda podem ler sobre seus direitos no transporte público e começar uma campanha igual em sua cidade.
 
Além de São Paulo e Belo Horizonte, mais oito cidades já fazem parte da plataforma e constam no filtro de denúncias: Belo Horizonte, Cotia, Ponta Grossa, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Bernardo do Campo.
 
As principais queixas são: pontos de ônibus precários, estruturas do veículo quebradas (ex: assentos caídos), superlotação, atrasos, ausência de informação sobre as linhas e seus horários, má condução dos motoristas de ônibus, dentre outros. 
 
Saiba mais sobre o CMTT aqui
 
 

Talvez também te interesse: