Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa do IV Seminário de Agroecologia de Brasília

A quarta edição do evento teve o objetivo de fomentar o conhecimento e a reflexão participativa das políticas públicas para a agricultura familiar de base agroecológica

Compartilhar

separador

Atualizado: 

15/10/2014
O IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno, realizado nos dias 7, 8 e 9/10 em Brasília/DF, contou com a participação de Renata Amaral, pesquisadora do Idec em consumo sustentável. O seminário aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e reuniu instituições governamentais, organizações da sociedade civil e agricultores com objetivo de fomentar o conhecimento e a reflexão participativa das políticas públicas e dos cenários nacionais que viabilizem e fortaleçam a agricultura familiar de base agroecológica. 
 
O Idec participou da mesa: ‘Circuitos Curtos de comercialização e consumo de produtos agroecológicos’, juntamente com a Claudia Souza, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Silvio Porto, consultor em Comercialização de produtos da agricultura familiar. 
 
“A ideia da roda de conversa foi mostrar as possibilidades dos circuitos curtos de comercialização - venda direta: consumidor-produtor ou indireta, quando há apenas um intermediário - e os benefícios que essas práticas acarretam, além de entrar nos limites e perspectivas de uma produção orgânica ou agroecológica”, explica Renata. 
 
O Idec também apresentou a atuação do Instituto na promoção de um consumidor-cidadão que estimule estas novas práticas alternativas e que busque alimentos mais saudáveis e sustentáveis, com inclusão socioprodutiva dos pequenos agricultores, com destaque para o Mapa de Feiras Orgânicas http://www.idec.org.br/feirasorganicas e a recente pesquisa de Rastreabilidade de Alimentos in Natura, publicada na Revista do Idec de Outubro.
 
O seminário foi realizado em homenagem à instituição, em 2014, do “Ano Internacional da Agricultura Familiar: alimentar o mundo, cuidar do planeta”,  pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). Teve como objetivo o estímulo ao intercâmbio e à integração de saberes em agroecologia entre agricultores, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e a comunidade. 
 
Também foram abordados na programação o Planapo (Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica), outras políticas públicas existentes no DF, tecnologias e técnicas para produção orgânica ou agroecológica, biodiversidade, restauração ecológica, cadeias de comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos, além da exposição de uma Feira de comercialização de alimentos, sementes e artesanatos da região. 
 
O evento foi realizado pela Emater-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF), a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o IFB (Instituto Federal de Brasília), a UnB (Universidade de Brasília) e a Embrapa.
 
 

Talvez também te interesse: