Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Oficina virtual debate Rotulagem de Alimentos

Fruto de parceria entre Rede Mobilizadores e Idec, atividade online discute importância da rotulagem na promoção da alimentação saudável

Compartilhar

separador

Atualizado: 

30/04/2015
O pão integral é mesmo integral? Devo consumir um produto diet para não engordar? Como saber se um alimento tem muito sódio? Essas são algumas perguntas que os consumidores se fazem e para as quais a leitura dos rótulos dos alimentos é uma importante aliada. Para debater o tema, a Rede Mobilizadores em parceria com o Idec irá promover, de 04 a 08 de maio, a oficina online gratuita “Rotulagem de Alimentos”, com facilitação de Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Idec, e Francine Lima, jornalista e criadora do canal “Do campo à mesa”. Durante os dias da oficina, o participante terá acesso a uma área online com materiais para estudo e consulta e poderá tirar dúvidas em fórum com as facilitadoras. 
 
Compreender rótulos é fundamental para que se façam escolhas alimentares saudáveis e adequadas às necessidades individuais. Uma pesquisa realizada pelo Idec com 807 mulheres adultas -  de todas as faixas de renda, com idades entre 20 e 65 anos - revelou que boa parte das consumidoras não compreende os rótulos: 30% afirmam compreender apenas parcialmente e 10% delas não compreendem nada ou muito pouco. Nutricionistas apontam que a interpretação do rótulo é essencial para promoção de uma alimentação saudável e adequada e para enfrentar o aumento das doenças crônicas relacionadas à alimentação no Brasil. Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2013, 50,8% dos brasileiros estavam acima do peso ideal e, destes, 17,5% são obesos.
 
De acordo com normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além da lista de ingredientes, o rótulo deve indicar quantidade, prazo de validade, informação nutricional, método de conservação (no caso de congelados, por exemplo), entre outros dados. Porém, além da dificuldade de compreensão, especialistas apontam vários problemas em relação aos rótulos, como pouco destaque para as informações nutricionais, a não obrigatoriedade da indicação da presença de alergênicos, de resíduos de agrotóxicos ou da quantidade de açúcar presente nos alimentos; o fato de a informação nutricional se referir apenas à porção do alimento e não ao total da embalagem, entre outros fatores. 
 
Diante desse quadro, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) recomendou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que dê mais atenção às propostas regulatórias de rotulagem de alimentos, visando facilitar a compreensão e a legibilidade da informação para os consumidores, e também combater a divulgação de informações enganosas e abusivas. A Anvisa criou então um grupo de trabalho para subsidiá-la em assuntos técnicos e ou científicos relacionados à rotulagem nutricional.
 
Durante a oficina, além de explicar o que deve estar no rótulo segundo a legislação em vigor, serão apresentados os principais problemas apontados por especialistas e as possíveis soluções. Será incentivado também um debate entre os participantes sobre suas dificuldades em relação aos rótulos de alimentos. Ao final da atividade, será redigida uma carta com as principais reivindicações dos participantes a ser encaminhada ao grupo de trabalho da Anvisa.
 
Inscrições
As inscrições para a oficina podem ser feitas de 17 de abril a 01 de maio. Para se inscrever, é preciso estar cadastrado no site da Rede Mobilizadores. Faça seu cadastro AQUI. Depois de cadastrado, faça sua inscrição na oficina AQUI.
 
Mais informações no site (www.mobilizadores.org.br) ou pelo telefone: 21 – 2528-3352.
 
SERVIÇO:
Oficina Rotulagem de Alimentos
Quando: De 04 a 08/05
 

Talvez também te interesse: