Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Por dia, 170 pessoas reclamam de falta d'água em SP, aponta relatório

<div> Dados fazem parte de balan&ccedil;o que contabiliza den&uacute;ncias recebidas por meio do aplicativo <em>T&aacute; Faltando &Aacute;gua</em>, lan&ccedil;ado em setembro pela Alian&ccedil;a pela &Aacute;gua</div> <div> &nbsp;</div>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

27/11/2015
A Aliança pela Água, rede de entidades da qual o Idec faz parte, divulgou este mês o primeiro relatório que traz um balanço das denúncias recebidas por meio do aplicativo Tá Faltando Água, lançado em setembro. 
 
Entre o período de 10 de setembro (data do lançamento) e 26 de outubro, ao todo, a ferramenta recebeu 10.593 notificações de cidadãos que denunciaram a falta de abastecimento de água em sua região. São Paulo foi responsável pela maior ocorrência de registros, seguido pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.
 
Só na grande São Paulo, por exemplo, foram registradas mais de 170 reclamações por dia, totalizando 7.981 denúncias, que respondem por uma alta fatia dos relatos: 75% das notificações coletadas pelo aplicativo. Acesse AQUI o relatório completo.
 
De acordo com a Aliança pela Água, os resultados serão enviados aos órgãos competentes nas instâncias estaduais, municipais e federais para que tenham ciência dos resultados obtidos e que façam a adoção das medidas necessárias.
 
“O primeiro relatório é a demonstração inicial do que a sociedade é capaz de fazer e produzir quando isso lhe é negado pelo poder público. Sem estatísticas oficiais, sem localização territorial, sem qualquer informação qualificada sobre a falta de água, as pessoas podem, por um aplicativo, em qualquer parte do Brasil, trazer à luz a dimensão real do problema. A partir daí vamos poder pressionar mais as empresas e os poderes e exigir uma nova cultura da água”, comenta o gerente técnico do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira. 

Talvez também te interesse: