• RECEBA NOSSOS INFORMES
  • 17 de maio de 2012

Em Foco

Fique por dentro das atividades do Idec e das notícias de seu interesse

Filtrar conteúdo por tema:

tamanho do texto -A +A normal

Telecomunicações 16 Nov 2010

Telecomunicações e radiodifusão: Idec se reúne com organizações internacionais para discutir regulação

A proposta da reunião é discutir algumas pesquisas no tema de telecomunicações e radiodifusão


O Idec foi convidado para participar da reunião de trabalho "Regulação da Radiodifusão: construindo o modelo brasileiro", que acontece hoje (16/11) em Brasília (DF). O evento é organizado pela Artigo 19, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e Konrad Adenauer Stiftung, com apoio da Ford Foundation.

A proposta da reunião é discutir algumas pesquisas no tema de telecomunicações e radiodifusão: debater pesquisas em andamento sobre órgãos reguladores em diversos países; discutir com especialistas internacionais sobre o escopo da regulação das comunicações e os formatos já existentes; e, por fim, tentar criar consensos em torno de algumas premissas e propor ações conjuntas para o próximo ano.

O evento conta com a participação de cerca de 25 convidados, de variados segmentos: organizações da sociedade civil brasileira, organizações internacionais, empresários, membros do poder legislativo e do poder executivo. O formato da reunião será uma mesa redonda de debates, privilegiando o diálogo.

O Idec faz parte da primeira mesa de apresentação de trabalhos, com o tema "Contexto brasileiro sobre regulação das comunicações", que visa discutir pesquisas sobre órgãos reguladores internacionais, agências reguladoras nacionais e autorregulação.

Idec e regulação
Na ocasião, o Instituto expõe os resultados de seu trabalho na proposição de um novo modelo regulatório que incorpore a efetiva participação e controle social. Desde 2003, o Idec monitora o trabalhado das agências reguladoras, avaliando sua transparência, modelo institucional e efetividade de atuação.

Na área específica das telecomunicações, o Idec desenvolve desde 2008 um acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o intuito de desenvolver mecanismos concretos para a participação dos consumidores. O "projeto-piloto" buscou assegurar que a defesa do consumidor seja uma premissa de atuação da agência, que a linguagem das consultas e audiências públicas sejam mais palatáveis aos cidadãos e que as decisões das instâncias de representação dos consumidores, como o CDUST (Comitê de Defesa dos Usuários das Telecomunicações) sejam incorporadas pelo conselho diretor da agência.

O Idec propõem também um maior diálogo da Anatel com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e maior transparência dos processos.

As diretrizes e propostas desse acordo resultaram no primeiro Plano de Ação Pró-Usuário da Anatel, publicado recentemente. O Plano deverá ser desenvolvido já a partir de 2001.

Avalie este conteúdo
  • Nenhum comentário, seja o primeiro.

Deixe o seu comentário


  • Caracteres restantes: 1000
  • 1. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.
  • 2. O Idec não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários, que não são revisados. Havendo necessidade, o Idec reserva-se o direito de eliminar comentários em desacordo com o propósito do site.
  • 3. Se, por mais de uma vez, forem descumpridas quaisquer regras contidas na presente Política ou forem verificadas ilegalidades, o comentário será automaticamente excluído do website do Idec. A qualquer instante, o sistema de inclusão de comentários poderá ser cancelado sem necessidade de aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
  • 4. Os comentários não poderão conter os seguintes itens: banners publicitários; websites que façam vendas online; material pornográfico; palavras de baixo calão; informação sobre atividades ilegais e/ou incentivo ao crime; atividades ilegais incluindo menores de 18 anos (de acordo com o disposto no artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente); material depreciativo; ofensivo e/ou mentiroso; propaganda política referindo-se a candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes; utilização do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilegal; convite à participação em atividades de concursos, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas.
  • 5. A presente Política contendo as condições de uso dos comentários no website do Idec é regida pela legislação vigente da República Federativa do Brasil. Os usuários submetem-se ao Foro exclusivo da Comarca da Capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer questões porventura incidentes.
  • 6 .O usuário deve fornecer informações verdadeiras, exatas, atuais e completas quando efetuar o registro no formulário para realizar um comentário. Essas as informações são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
  • 7. Os usuários declaram concordar com todas as condições descritas acima.
Limite de 256 caracteres. Enviar por e-mail
Para:
Todos os campos são obrigatórios.

Filtrar por tema:

  • Enquetes

    Financeiro

    Você já conseguiu, efetivamente, resolver algum problema reclamado no SAC de seu banco?

  • Revista

    Banda Larga Fixa

    Músicas virtuais, problemas reais

    Avaliamos os sites Escute, Sonora  e UOL Megastore,e constatamos práticas que desrespeitam os consumidores, como músicas que só rodam em determinado programa, cópias limitadas e bloqueio ao fim da assinatura do serviço