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  • 25 de junho de 2017

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Educação para o consumo

Além de combater os abusos praticados contra os direitos do consumidor, o Idec tem como preocupação central a educação para o consumo. Formar cidadãos que saibam consumir com responsabilidade e consciência sempre foi, e continuará a ser, uma das missões do Instituto.

Veja abaixo algumas das principais ações do Idec nessa área:
  • Derechos sin interferencia: La histórica decisión del Superior Tribunal de Justicia sobre publicidad de alimentos dirigida a los niños

    La publicación celebra un año a partir de la decisión del STJ primer precedente que considera abusiva la publicidad de alimentos dirigida directa o indirectamente al público infantil. El caso fue analizado por el Segundo Grupo del Superior Tribunal de Justicia, que, en una votación unánime, en 2016, declarada ilegal la campaña publicitaria promovida por la marca Bauducco.

  • Rights without noise: the historic Superior Court of Justice ruling on food advertising aimed at children

    The publication celebrates one year of the decision of the first precedent of the STJ that considers food advertising aimed at children, either directly or indirectly, is abusive.The case was analyzed by the Second Panel of the STJ, which, in a unanimous vote, in 2016, considered the publicity campaign promoted by the Bauducco brand to be illegal.

  • Direito sem ruído: A histórica decisão do STJ sobre publicidade de alimentos dirigida à criança

    A publicação celebra um ano da decisão do primeiro precedente do STJ que considera abusiva a publicidade de alimentos dirigida, direta ou indiretamente, ao público infantil. O caso foi analisado pela Segunda Turma do STJ, que, em votação unânime, em 2016, considerou ilegal a campanha publicitária promovida pela marca Bauducco.

  • Publicidade de alimentos não saudáveis: os entraves e as perspectivas de regulação no Brasil

    Esta é a segunda publicação da Cadernos Idec - Série Alimentos e faz parte de um projeto cujo objetivo é avaliar a eficácia de políticas públicas e da regulação de alimentos no Brasil, incluindo as abordagens compulsórias e voluntárias sobre a rotulagem, a publicidade e a reformulação de produtos alimentícios, a fim de prevenir e controlar as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) relacionadas à alimentação não saudável.

  • Rotulagem de alimentos e doenças crônicas: percepção do consumidor no Brasil

    Pesquisa aborda percepção de consumidoras brasileiras sobre a rotulagem de alimentos e sua relação com o controle de doenças crônicas não transmissíveis. Conduzido pelo Idec com apoio do IDRC (International Development Research Centre), a publicação apresenta os questionários e resultados completos da pesquisa inédita sobre o comportamento, percepção e entendimento de mulheres brasileiras em relação à rotulagem de alimentos e a associação com doenças crônicas não transmissíveis.
     

Importante

O Idec permite a divulgação do seu material publicitário por pessoas físicas e por veículos de imprensa, desde que a única finalidade seja a de contribuir para a divulgação do trabalho do Instituto.

Veda-se a alteração deste material ou a sua utilização para fim diverso do acima indicado.

O uso deste conteúdo publicitário não caracteriza qualquer tipo de parceria com o Idec.

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