• RECEBA NOSSOS INFORMES
  • 24 de abril de 2017

Notícias dos Consumidores

Matérias de seu interesse, publicadas em veículos de todo o País

Filtrar conteúdo por tema:

tamanho do texto -A +A normal

05/10/2015

Sem controle de alimentos, Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos

Fonte: Catraca Livre

Matéria divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo no domingo, 4 de outubro, chama atenção para a falta de controle dos níveis de agrotóxicos de frutas, legumes e verduras que chegam diariamente à mesa dos brasileiros.
 
Segundo análise por amostragem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), dos alimentos que compuseram as cestas básicas do Estado de São Paulo no ano passado, 31% tinham agrotóxicos proibidos ou em quantidade acima da permitida.
 
Com o resultado, fica evidente a falta de rigor no controle de qualidade dos hortifrutigranjeiros que são produzidos e comercializados no país. O resultado dessa análise evidencia falhas na cadeia de controle da qualidade dos hortifrutigranjeiros produzidos e comercializados dentro do território nacional.
 
A exemplo do maior armazém comercial da América Latina, o Ceagesp (Companhia Entrepostos e Armazéns Gerais), por onde passam cerca de 30% de toda produção nacional. Os produtos são distribuídos para supermercados e feitas da capital, além de dezenas de cidades do interior e outros Estados.
 
Um dos principais produtores de alimentos no mundo, consequentemente, o Brasil se torna também um dos maiores consumidores de agrotóxicos do planeta. Sobretudo, ingerindo substâncias propensas ao câncer – sendo, muitas delas, proibidas na União Europeia, China e Índia.
 
Consequências e efeitos preventivos
 
O consumo de alimentos afetados pelo uso de agrotóxicos pode levar a uma série de riscos à saúde, como irritação na pele e nos olhos a dificuldades respiratórias, malformações congênitas, alterações hormonais, imunológicas e câncer.
 
Sábios costumes da medicina popular confirmam que, lavar bem os alimentos, ajuda, mas ainda assim não eliminam todos os males dos pesticidas.
Avalie este conteúdo
Limite de 256 caracteres. Enviar por e-mail
Para:
Todos os campos são obrigatórios.

Filtrar por tema:

  • Revista

    Sangria Desatada

    Apesar das regras para reduzirpartos cirúrgicos nos planos de saúde, ainda há muitos desafios para combater a epidemia de casáreas no Brasil

  • Enquetes

    Planos de Saúde

    O seu plano de saúde possui coparticipação (ou seja, você paga por procedimentos além da mensalidade)?

RECEBA NOSSOS INFORMES
SIGA O
Linked.in RSS Twitter Facebook