Login
Senha
home > idec em ação > telefonia e telecomunicações
Ações Civis Públicas
Áreas de atuação
Artigos
Casos Reais
Divulgue o Idec
Biblioteca
English version
Eventos
Idec em ação
Íntegra do Código de Defesa do Consumidor
Links
Loja Virtual
Notícias do consumidor
Registre seu acidente de consumo
Sala de Imprensa
Trabalhe conosco
Área dos Associados
Ações judiciais
Atualize seus dados
Autoconsulta
Renovação de associação
Idec responde
Revista do Idec
versão digital

Plano Verão - Bancos X Poupadores

Fórum do Comércio Eletrônico

Onze anos da lei dos planos de saúde

Consumo Sustentável

Telecomunicações

Produtos Inseguros

Restrições tecnológicas

   
     
 
  TELEFONIA E TELECOMUNICAÇÕES    
       
  19 de Maio de 2008  
  Teste do Idec revela problemas nos serviços de banda larga    
       
  Para revelar as principais falhas da internet rápida brasileira, o Idec, em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, que é composto por membros do governo, de empresas, do terceiro setor e da comunidade acadêmica, testou os serviços das três maiores empresas do setor no país: NET, Telefônica e TVA, durante novembro e dezembro do ano passado.

Com a ajuda de voluntários do próprio Idec, contratamos o serviço em seis residências da capital paulista, em nome de pessoas físicas, como um consumidor faria. No caso da Telefônica, tivemos que cancelar um dos testes antes do início, porque a empresa não concluiu a instalação até o prazo limite estabelecido para começar a análise. Foram instalados, portanto, o Vírtua, da NET, em duas residências; o Ajato, da TVA, em outras duas; e o Speedy, da Telefônica, em apenas um domicílio.

A velocidade escolhida foi de 2 Mbps (megabits por segundo), sempre que possível. Somente no caso da Telefônica a velocidade teve que ser de 1 Mbps, pois no momento da contratação fomos informados de que essa era a maior velocidade disponível para o local de instalação. Os pontos atribuídos durante o teste referem-se à facilidade de contratação e de cancelamento dos serviços, além, claro, da qualidade da conexão. Para isso, usamos softwares desenvolvidos pelo CGI.

Os testes revelaram problemas em todos os aspectos do serviço prestado, começando pelo atendimento na hora da contratação e passando pela instalação, pela falta de garantia de velocidade ou de estabilidade da conexão e pela dificuldade na obtenção de informação por todas as operadoras.

Clique aqui para ver uma tabela comparativa dos preços e serviços das empresas.

Classificação

As empresas só receberam conceito "bom" quando cumpriram com seu papel nas duas residências avaliadas. O conceito "regular" foi dado em situações nas quais apenas em uma das residências o serviço foi prestado de maneira correta. E o conceito "ruim" indica que os dois domicílios tiveram problemas.

Veja a tabela com a availação das operadoras.

Leia a íntegra da matéria da Revista do Idec.
   
     
     
           
 
imprima esta notícia   enviar por email
 
           
           
  VEJA OUTRAS ATIVIDADES DO IDEC SOBRE TELEFONIA E TELECOMUNICAÇÕES    
   
  [mais notícias]    
       
       
  [indique este site a um amigo]    
Revista
O luxo que é lixo
Notícias
31/5/2010 - Idec pede suspensão de vendas de banda larga fixa
Vitórias
- Proibição da taxa de religação dos telefones
© Copyright 1996-2009 - Idec - Todos os direitos reservados
[Política de privacidade]