Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Comer Livre

Movimento por uma Alimentação Livre

O Idec acredita que a alimentação deve ser LIVRE: livre de conservantes, aromatizantes e outras substâncias nocivas à saúde; livre da influência da publicidade e da desinformação promovida por práticas enganosas de empresas de alimentos ultraprocessados. Enfim, livre para saber o que comer e decidir sobre sua alimentação.

 

 

AFINAL, O QUE É #COMERLIVRE PARA VOCÊ? PARTICIPE DA NOSSA CAMPANHA NO FACEBOOK

A campanha #ComerLivre no Facebook visa libertar o consumidor-cidadão de sua rotina alimentar não-saudável e ajudá-lo a contornar as dificuldades que o impedem de fazer escolhas alimentares mais saudáveis no seu dia a dia.

Durante as próximas 6 semanas, o Idec vai promover estes e outros debates em nossa página do Facebook. O objetivo é mapear o maior número possível de iniciativas e soluções que ajudem a contornar os desafios para uma alimentação livre. Assista os vídeos e deixe seus comentários nos posts da campanha. Os melhores comentários serão divulgados posteriormente com dicas para uma alimentação mais saudável.

 

MANTENHA-SE INFORMADO: 

Assine nosso boletim #ComerLivre e receba as novidades da campanha por email.

Confira abaixo os obstáculos para uma alimentação adequada e saudável segundo o guia alimentar:

DESINFORMAÇÃO

Quando o assunto é alimentação, somos bombardeados por informações de diferentes fontes. Nesse cenário, há excesso de informações duvidosas (ou publicidade disfarçada de informação) e falta de informações confiáveis.

 

OFERTA

Alimentos ultraprocessados são facilmente encontrados, geralmente com muitas propagandas e preços acessíveis. Já alimentos in natura ou minimamente processados se limitam a feiras livres, sacolões e supermercados.

 

CUSTO

É comum as pessoas acharem que a alimentação saudável custa mais do que a não saudável, mas dados de pesquisas nacionais recentes não confirmam essa impressão.

 

HABILIDADES CULINÁRIAS

A autonomia para preparar as próprias refeições está diretamente relacionada à adoção de práticas alimentares saudáveis, que incluem principalmente alimentos in natura

 

TEMPO

A percepção da falta de tempo para se dedicar a todas as tarefas que envolvem a adoção de práticas alimentares saudáveis é um importante obstáculo a ser superado.

 

PUBLICIDADE

Somos diariamente expostos a propagandas de alimentos ultraprocessados em diferentes meios. Para piorar, muitas vezes elas são dirigidas a crianças e adolescentes.

 

Alimentação Saudável é coisa séria e o Idec trabalha para promover a Alimentação Saudável e Sustentável e luta contra os abusos da indústria dos ultraprocessados e o uso de agrotóxicos. Com 25 reais por mês você se associa ao Idec e apoia nosso trabalho. Juntos somos mais fortes!
Associe-se agora e faça parte desta luta