• RECEBA NOSSOS INFORMES
  • 25 de junho de 2017

Especial

Todo conteúdo relevante para você reunido num só lugar

Não me desconecte: as operadoras no limite

Home

Contrato ilimitado, usuário limitado

No final de 2014 as principais operadoras de telefonia fizeram uma mudança brusca em seus modelos de negócio: usuários com planos de dados para a internet móvel, originalmente contratados como ilimitados, passariam a ter a conexão cortada uma vez esgotado o limite de download. Para quem quisesse seguir navegando ou usando aplicativos no celular teria que contratar mais dados da sua operadora. Por considerar esta nova prática uma alteração unilateral de contrato, entidades e órgãos de defesa dos consumidores foram contra a medida, o que também levou os Procons a entrarem com uma ação no judiciário em diversos estados. Hoje, enquanto algumas liminares foram deferidas, outras regiões ainda aguardam julgamento local.


O limite das Teles

Surpreendidos, muitos consumidores não concordaram com o fim da velocidade reduzida e poucos foram devidamente informados sobre essa alteração de contrato. Para tentar minimizar os efeitos desta prática abusiva das operadoras, MinCom, Anatel e Senacon firmaram com as operadoras Claro, Oi, Tim, Vivo, Algar e Sercontel um compromisso público garantindo que não haveria corte de conexão de internet móvel durante 90 dias após a assinatura do documento. Prazo em que se comprometeram a lançar uma campanha informativa ao consumidor e promover ferramentas que permitam aos usuários acompanharem o consumo da franquia de dados, incluindo informações sobre novos planos e dicas para um melhor aproveitamento do plano de dados. Tudo isso de acordo com um “Código de Conduta para a Comunicação”, que foi lançado pelas operadoras no dia 17 de Junho. Embora a campanha informativa já tenha sido iniciada, os consumidores ainda não foram informados sobre as alterações nos planos de internet móvel vigentes que resultarão no corte de conexão quando a franquia se esgotar, e o pior: estão sendo desconectados já agora, como mostra a enquete do Idec e denúncias recebidas pelo Instituto! Conte seu caso no nosso Facebook.

O Idec fez um vídeo contestando a campanha lançada pelas operadoras que você assiste abaixo:






O tempo está acabando

Firmado em 23 de abril de 2015, o Compromisso Público concede um total 90 dias para ser colocado em prática. Há pouco mais de um mês para o fim do prazo de implementação, que se esgota em 23 de julho, as operadoras ainda não cumpriram tudo o que prometeram! Aqueles que já não foram desconectados, passarão a ser em breve.

O que fazer?

Fique atento à comunicação de sua operadora sobre o corte de internet no seu celular. Até o dia 23 de julho ele está proibido.
Em caso de descumprimento acione o Procon, Consumidor.gov ou encaminhe a reclamação diretamente à Anatel, mantendo o protocolo ou registro da reclamação.
Fique atento à comunicação de sua operadora sobre a questão, avisos sobre procedimentos de cobrança e etc.





 
RECEBA NOSSOS INFORMES
SIGA O
Linked.in RSS Twitter Facebook