• RECEBA NOSSOS INFORMES
  • 08 de dezembro de 2016

Campanhas

É o Idec unindo forças de milhares de pessoas como você!

Desencalhe a Etiqueta!

 O PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) é um programa voluntário de etiquetagem de veículos iniciado em 2008, onde os modelos de carros participantes recebem etiquetas de classificação de acordo com sua eficiência energética, ou seja, menor quantidade combustível gasto em relação aos quilômetros rodados. A classificação vai do mais eficiente (A) até o menos eficiente (E) e a etiqueta possui também informações importantes sobre o veículo, como a emissão de CO2 (gás causador de efeito estufa).
 
Para o consumidor, essas informações auxiliam na escolha de um veículo que economiza combustível, o que é bom para o bolso e para o meio ambiente. Além disso, é um estímulo ás montadoras para a criação de modelos mais econômicos, que  causem menos danos ao meio ambiente. A emissão de poluentes atmosféricos é um grande problema ambiental e de saúde pública, principalmente em centros urbanos.
 
Para apoiar a iniciativa, o Idec lançou em 2012 a campanha “Desencalhe a etiqueta”, com o objetivo de divulgar o PBEV para os consumidores alertando sobre sua importância e pressionar as montadoras a aderirem ao programa. Naquele ano, o PBEV contou com a participação de 10 marcas de automóveis, com 31 modelos analisados. Dentro da campanha, o Idec fez ações junto ao governo federal para tornar obrigatória a adesão a etiqueta e definir metas de aumento de eficiência energética e redução de emissão de poluentes e incentivo fiscal para automóveis mais eficientes. Link consulta
 
 Ao longo destes anos, o crescimento do programa foi expressivo, em 2015, foram 36 marcas que aderiram ao selo, com 605 modelos participantes. Destes, 152 modelos receberam o selo CONPET, atribuído aos carros com maior eficiência. Link
 
 A campanha se encerra em 2015, e com isso o Idec gostaria de agradecer a você que nos apoiou em mais esta luta e deixar o histórico das adesões (veja abaixo).
 
O PBEV ao longo dos anos
 
As montadoras que aderiram ao programa 
 
2009 - 5 marcas
Chevrolet, Fiat, Honda, Kia, Volkswagem
 
2010 - 6 marcas
Fiat, Honda, Kia, Renault, Toyota, Volkswagem
 
2011 - 9 marcas
Fiat, Ford, GM, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagem
 
2012 - 10 marcas
Citroen, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Kia, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagem
 
2013 - 37 marcas
Principais adesões: Chery, JAC, Jeep, Nissan, Subaru, Suzuki
 
 
2014 - 36 marcas
(Apenas marcas de importados incomuns aderiram ou saíram)
 
2015 - 36 marcas
Adesão: BMW
 
Referências
 
 
 
 
 
 
 
 
 
consumidores já apoiam essa campanha

Divulgue essa campanha

RECEBA NOSSOS INFORMES
SIGA O
Linked.in RSS Twitter Facebook