• RECEBA NOSSOS INFORMES
  • 29 de maio de 2017

Campanhas

É o Idec unindo forças de milhares de pessoas como você!

Participe da Campanha!

Os planos pré-pagos e controle de internet para celular estão sofrendo uma alteração. A redução da velocidade após o consumo da franquia de dados está deixando de valer para esses planos. Agora, atingido o limite de download, o acesso à internet será cortado! Para voltar a se conectar pelo celular, é necessário contratar um pacote adicional. Vivo e Oi já alteraram os planos de parte dos seus clientes e Claro e TIM planejam fazer o mesmo. 
 
Os consumidores de planos pré-pagos e controle são a grande maioria dos clientes de celular. É, portanto, uma mudança de grande impacto. Muitas pessoas estão sendo afetadas e sequer tiveram a oportunidade de escolher o que preferem. O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não permite que o fornecedor de serviços altere unilateralmente as condições que foram contratadas pelo consumidor, sendo a velocidade reduzida uma dessas condições. 
 
Grande parte dos planos de internet ativos nos celulares se baseiam ou se baseavam nesse modelo. Durante muito tempo foram, inclusive, vendidos e contratados como planos “ilimitados”, já que mesmo o consumo de toda a franquia não levava ao corte da conexão. Ao contrário do que foi combinado inicialmente, milhares de pessoas passarão a ser desconectadas ao fim da franquia sem terem concordado com isso.
 
Utilize a ferramenta ao lado e envie uma mensagem às operadoras de telecomunicações se você também discorda desta mudança! 
 
Segundo pesquisa feita pelo Idec com os internautas, 84% dos mais de 350 participantes não concordam o fim da velocidade reduzida. Apesar de essa prática também ter problemas, os consumidores ainda a consideram melhor do que o corte total da conexão. Essa pesquisa também apontou outros problemas e destacou reclamações relativas a essa recente mudança - Veja o relatório completo aqui.
 
Novamente, estamos diante de um acordo não cumprido pelas operadoras. Os usuários com planos ativos têm o direito de exigir que se mantenha o que foi combinado. Mesmo nos casos em que a redução da velocidade era tratada pela operadora como uma promoção, isso não era devidamente informado ao consumidor e não pode ser usado agora em favor das teles. 
 
Junte-se a nós para pedir à Vivo, Oi, Claro e Tim que pelo menos cumpram o que prometeram! Para que NÃO desconectem os usuários pré-pagos e da modalidade controle que contrataram planos com velocidade reduzida! 
 
Nossa ferramenta enviará e-mails para as duas empresas que ainda não mudaram sua prática quanto ao fim da franquia de dados, Claro e Tim, para que não o façam, e também para as duas empresas que já mudaram, Vivo e Oi, para que repensem sua decisão, respeitem seus atuais consumidores e ouçam essa reivindicação também para os novos clientes. Participe!
 
Saiba mais
 
Pesquisas do Idec
 
 

Divulgue essa campanha

Envie uma mensagem

Não me desconecte!
Todos os campos são obrigatórios.
Aceito receber outras informações do Idec, além das campanhas de mobilização dos consumidores
RECEBA NOSSOS INFORMES
SIGA O
Linked.in RSS Twitter Facebook