Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Em carta, Idec contesta programa que aumenta velocidades nas marginais de SP

Separador

Atualizado: 

22/12/2016
Instituto encaminhou carta ao prefeito, criticando o projeto Marginal Segura anunciado ontem pela equipe de governo; além de solicitar a manutenção da velocidade reduzida.  
 
 
Nesta quarta-feira (21), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Rede Nossa São Paulo encaminharam carta ao prefeito eleito de São Paulo, João Doria Júnior, para solicitar a manutenção da velocidade reduzida em vias da cidade e nas marginais Pinheiros e Tietê. 
 
As entidades reforçam que a redução da velocidade não é a única forma de reduzir mortes e lesões no trânsito. Mas é uma maneira fundamental e ampla que permite a introdução de outros instrumentos, como a reformulação das faixas. Além de estar embasada em diversos estudos e artigos internacionais e nacionais. 
 
No documento, o Idec também contestou o programa Marginal Segura. Segundo explica o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria, o anúncio do projeto feito pela gestão Doria durante a manhã de ontem (20), sobre o aumento do limite de velocidade a partir do dia 25 de janeiro, é questionável. 
 
“O programa é incorreto, insuficiente e contradiz a Política Nacional de Mobilidade Urbana que coloca a segurança como direito do usuário (diretriz fundamental a ser seguida nacionalmente); Na visão do Instituto, ele contraria compromissos internacionais assinados pelo país com a Organização das Nações Unidas (ONU) e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, critica Calabria. 
 
Com a notificação, o Idec espera que a nova gestão suspenda o programa, abra espaços para a discussão sobre os resultados que a redução da velocidade alcançou em São Paulo e outras cidades do mundo, e ainda avance em novos instrumentos de segurança (e não em retrocessos).