Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Filme discute influência de grandes empresas na amamentação

Separador

Atualizado: 

05/04/2017
A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, a IBFAN Brasil e o Idec exibem no dia  12 de abril, na Cine Sala (Pinheiros, São Paulo), às 19h, o filme Tigers, do diretor-escritor e vencedor do Oscar, Danis Tanovic.
 
O filme tem 90 minutos de duração e denuncia o lobby da indústria de leite artificial e seu consequente prejuízo à saúde dos bebês. Ao final da sessão, haverá um debate com a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortolleto, e a coordenadora da IBFAN Brasil, Marina Rea. A mediadora da conversa será a jornalista especialista em saúde, Cláudia Collucci, da Folha de São Paulo. 
 
A exibição do filme é uma realização da ACT Promoção da Saúde, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Rede IBFAN.
 
Tigers é baseado na história real de Syed Aamir Raza (Ayan), um paquistanês que, ao trabalhar como representante de vendas da Nestlé em seu país, descobre que está promovendo um produto que causa diversos problemas de saúde em bebês, como desnutrição, diarreia e até mortes. 
 
Apoiado pela sua família e pela Ibfan do Paquistão, Ayan decide denunciar as estratégias agressivas e ilegais que a empresa utiliza para promover seu produto. Como consequência, ele passa a ser perseguido por seus antigos empregadores.
 
 O filme foi lançado no Festival de Cinema de Toronto, Canadá,  San Sebastian, Espanha e Zurique, na Suíça, em 2014.  
 
Serviço:
Data: 12/4/2017 – 19h
Local: Cine Sala - Rua Fradique Coutinho, 361
Ingressos R$ 12,00
Compra online ou pelo telefone (11) 3874-2150. Valores especiais para grupos.
 
Aliança pela alimentação adequada e saudável
 
A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável foi criada em outubro de 2016, a  partir de uma iniciativa da ACT Promoção da Saúde e do Idec, e tem como objetivo reunir organizações da sociedade civil, academia e cidadãos interessados em promover políticas públicas por uma alimentação saudável e adequada. Temas como alimentação no ambiente escolar, consumo de produtos orgânicos X agrotóxicos, obesidade infantil e marketing das indústrias fazem parte da agenda da Aliança.
 
A rede IBFAN, que integra a Aliança, existe desde 1979 e está presente em mais de 100 países, incluindo o Brasil. Sua atuação visa primordialmente proteger a amamentação utilizando-se de instrumentos legais, como o Código Internacional de Controle da Comercialização de Alimentos Infantis e Resoluções correlatas da OMS, e legislação nacional, como a Lei 11265/2006.
 
O Idec é uma associação de consumidores, sem fins lucrativos, fundada em 1987, independente de empresas, governos ou partidos políticos. Sua missão é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo.