Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec inicia oficinas de educação financeira

Separador

Atualizado: 

05/11/2015
Em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, entidades promovem encontros para conscientizar cidadão sobre importância do planejamento das finanças pessoais e do orçamento doméstico
 
 
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), membro do Fórum das Entidades Nacional de Defesa do Consumidor (FNECDC), coordena e realiza nos dias 10 e 23 a 25 de novembro o Programa de Educação Financeira: Parcerias para a multiplicação. A inciativa acontece no Instituto Auá localizado na Lapa, em São Paulo, e conta com o apoio da  Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O objetivo é conscientizar e instrumentalizar os consumidores através de oficinas sobre finanças. 
 
Como resultado, espera-se cidadãos empoderados e conscientes sobre os riscos inerentes às ofertas de crédito no mercado de consumo. “Além das oficinas, os participantes terão acesso a planilha de controle do orçamento doméstico em Excel. Para os usuários que não possuem acesso ou pouca familiaridade com computadores será entregue, juntamente com a apostila, a planilha de controle do orçamento familiar. A expectativa é ajudar as famílias a se organizarem financeiramente para evitarem o superendividamento”, explica a economista do Idec, Ione Amorim.
 
Além de São Paulo, as atividades acontecem em mais três cidades: Campo Grande (MS), Florianópolis e Tubarão (SC). Os beneficiários do programa serão consumidores escolhidos pelas demais entidades que compõe o Fórum (Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor – Abccon, Comitê de Defesa do Consumidor Organizado de Florianópolis – Deconor e Associação das Donas de Casa dos Consumidores  – Adocon). As oficinas não serão abertas ao público. 
 
Como coordenador do programa, o Idec foi responsável pela elaboração do material didático, capacitação dos multiplicadores e também pela realização das ações em São Paulo.
 
 
Programa de Educação Financeira: Parcerias para a multiplicação
 
Datas e horários: 10/11, das 10h às 16h. 23, 24 e 25/11, das 15 às 17h. 
Local: Instituto Auá (R. Sáles Júnior, 526 - Alto da Lapa).