Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec lança campanha para promover alimentos orgânicos

Separador

Atualizado: 

07/10/2015
Intitulada “+ Orgânicos”, iniciativa pretende disseminar informações e gerar reflexão sobre consumo sustentável e saudável de alimentos. Em outubro, mês da alimentação, acontecem várias atividades sobre o tema; veja datas
 
Na última quinta-feira (1/10), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou a campanha “+ Orgânicos: por alimentos saudáveis e sustentáveis”. A iniciativa pretende promover o consumo desses alimentos no Brasil e disseminar informações sobre os benefícios dos orgânicos frente aos alimentos convencionais.
 
A ação faz parte da global Green Action Week, conjunto de atividades realizadas em vários países ao mesmo tempo com o apoio e incentivo da Swedish Society for Nature Conservation (SSNC). No  site, os internautas poderão ter acesso a informações sobre como os orgânicos fazem a diferença tanto na etapa de produção quanto na hora da compra.
 
“Além de não usar aditivos químicos e, dessa forma, preservar os recursos naturais e a saúde de trabalhadores rurais e consumidores, os orgânicos e agroecológicos são produzidos por pequenos e médios agricultores, de maneira diversificada, e comercializados de forma mais direta, possibilitando a troca de experiências e a chance de saber exatamente de onde vem o alimento”, explica Renata Amaral, pesquisadora do Idec.
 
Neste mês, o Instituto ainda realiza uma série de atividades relacionadas ao tema. As ações acontecem em parceria com outras organizações em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10) e como preparativos para a V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo tema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.
 
Serviço:
 
6 e 7/10: Audiência Pública “Contaminação por agrotóxicos nos alimentos”
 
Realizada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com o apoio do Idec e outras organizações da sociedade civil, a audiência pública discute os problemas de contaminação de alimentos por agrotóxicos. A pesquisadora do Idec Renata Amaral terá uma fala sobre agrotóxicos e os direitos do consumidor.
Onde: Santo André (SP). 
 
15/10: Bate-papo “Alimentos orgânicos para tod@s: da mesa à merenda”
 
Apresentação da campanha “+ Orgânicos” e bate-papo com represtentante do Departamento de Alimentação Escolar de São Paulo e com Ana Flávia Badue, do Instituto Kairós, sobre a experiência de inserir produtos orgânicos na alimentação escolar da cidade.
Onde: São Paulo (SP, na sede do Idec) e on-line. 
 
19/10: Lançamento da campanha “Brasil Saudável e Sustentável”
 
Organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a campanha tem o objetivo de promover alimentação com base em produtos da agricultura familiar, orgânicos e agroecológicos. O Idec é parceiro da campanha e será representado na solenidade pela gerente da área de projetos, Teresa Liporace.
Onde: Rio de Janeiro (RJ). 
 
Veja outras atividades no site: http://bit.ly/1OjPfUn