Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec promove seminário internacional sobre alimentação e prevenção de doenças crônicas

Separador

Atualizado: 

03/12/2014

Evento vai discutir as políticas públicas e as regulamentações sobre alimentação e nutrição para a prevenção de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Em 12 de novembro, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) realiza o Seminário Internacional: “Alimentação na prevenção de doenças crônicas". O evento vai discutir as políticas públicas e as regulamentações sobre alimentação e nutrição para a prevenção de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Na ocasião, o Idec apresenta os resultados do projeto sobre políticas públicas de alimentação saudável no Brasil e irá discutir novas propostas e perspectivas para a prevenção de doenças crônicas transmissíveis e como a sociedade civil pode contribuir e participar mais neste processo. Especialista vindos do México participarão do evento e irão compartilhar as estratégias já adotadas sobre o tema em seu país.

Além disso, o Idec lança durante o seminário, a publicação “Publicidade de alimentos não saudáveis: os entraves e as perspectivas de regulação no Brasil”, que representa a segunda publicação da Cadernos Idec - Série Alimentos, que faz parte de um projeto que objetiva avaliar a eficácia de políticas públicas e da regulação de alimentos no Brasil, incluindo as abordagens compulsórias e voluntárias sobre a rotulagem, a publicidade e a reformulação de produtos alimentícios. Após o evento, a publicação estará disponível para download gratuitamente no site do Idec, em português e inglês.

O seminário é voltado para profissionais de saúde, pesquisadores, representantes do governo federal, estaduais e municipais, representantes do Poder Legislativo, representantes do Ministério Público Federal e Estaduais, PROCONs, entidades civis de defesa do consumidor, outras entidades civis interessadas e demais interessados.

Serviço:
Data: 12 de novembro de 2014
Hora: 9h30 às 18h30
Local: Auditório João Yunes, Faculdade de Saúde Pública da USP (Avenida Doutor Arnaldo, 715, Metrô Clínicas, São Paulo, SP)
Vagas encerradas

Programação:

09h30 - Credenciamento
10h00 - Abertura
10h30 - Painel 1 - Panorama atual e políticas públicas relacionadas à alimentação e nutrição para o enfrentamento das doenças crônicas no Brasil
- Patrícia Gentil, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS e Câmara Interministerial de Segurança Alimentar re Nutricional - Caisan Nacional
- Elisabetta Recine, Representante do Consea - Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
- Carlos Monteiro, Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública da USP
- Ana Carolina Feldenheimer, Organização Panamericana de Saúde - OPAS
12h00 às 14h00 - Intervalo para almoço
14h00 - Painel 2 - Regulação de alimentos como estratégia para a prevenção e redução das doenças crônicas: autorregulação ou regulação obrigatória?
- Rodrigo Martins de Vargas, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa
- Eduardo Augusto Fernandes Nilson, Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição - Ministério da Saúde
- Lizbeth Tolentino  Pesquisadora em ciências médicas do Centro de Investigación en Nutrición y Salud del El Instituto Nacional de Salud Publica, Mexico
- Ana Paula Bortoletto, nutricionista e pesquisadora do Idec

16h00 às 16h30 - Intervalo

16h30 - Painel 3 - Perspectivas de ações sobre regulação de alimentos no Brasil - papel do governo, academia e sociedade civil
- Marília de Aguiar Monteiro,  Secretaria Nacional do Consumidor - Senaconl
- Inês Rugani, Professora Associada do Instituto de Nutrição da Universidade Estado do Rio de Janeiro
- Marisa Macari,  El Poder del Consumidor
- Carlos Thadeu Oliveira, gerente da área técnica do Idec
18h30 Encerramento