Idec realiza programação especial no Dia Mundial Sem Carro

19/09/2014
Entre as atividades programadas para segunda-feira, 22/09, a pesquisadora do Idec, Renata Amaral, responderá dúvidas dos consumidores sobre os direitos dos passageiros no transporte público pelo Twitter

No dia 22/09 é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Nesta data, as organizações e coletivos que trabalham o tema Mobilidade promovem atividades para reflexão e incentivo ao uso de outros meios de transporte além do automóvel. Com a proposta de aliar esta temática à do consumo, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) também promove atividades durante a Semana da Mobilidade. O Instituto defende que não basta o incentivo para deixar o carro em casa - é preciso alertar para os direitos dos usuários de transporte público, todos os consumidores-cidadãos não só podem, como devem cobrar e exigir um serviço de qualidade.

Segundo a pesquisadora do Idec, Renata Amaral, o passageiro de transporte público é também consumidor, portanto, pode, e deve, exigir segurança, conforto e informação clara, como em qualquer outro serviço. "Na Semana da Mobilidade, quando se discute a multimodal idade como forma de reduzir o caos das grandes cidades, é importante ressaltar a falta de estrutura do transporte público com a qual convivemos. Precisamos que o transporte público tenha a qualidade necessária para atender à demanda dos atuais usuários, além de incentivar para que mais pessoas utilizem eesa alternativa de transporte", completa Amaral.

Confira a programação do Idec para o Dia Mundial Sem Carro:
Apresentação dos resultados da pesquisa sobre qualidade no Transporte Público
Dia 18/9 - 8h30 - Biblioteca Mario de Andrade (Rua Consolação,94 -Centro - São Paulo/SP)
Previamente ao DMSC (Dia Mundial Sem Carro) o Idec apresentará no CMTT (Conselho Municipal de Transporte e Trânsito) , os resultados da pesquisa realizada no final de 2013 sobre as irregularidades do transporte público. A participação é aberta ao público. Mais informações aqui.

Bate-papo sobre direito do consumidor no Transporte Público
Dia 22/9 - 11h às 12h - no Twitter
A pesquisadora em Consumo Sustentavel do Idec, Renata Amaral, participará de um bate-papo pelo Twiiter respondendo dúvidas dos consumidores sobre os direitos dos passageiros no transporte público. Os interessadors devem possuir um perfil no Twiiter e postar sua dúvida mencionando o Idec (@idec) e usando a hashtag #IdecnoDMSC.

Marcha dos Super-Heróis Urbanos - Dia Mundial Sem Carro 2014
Dia 22/9 - 16h e 19h (Concentração) - P raça do Ciclista (Av. Paulista, 2443 - próximo ao Metrô Consolação) e arredores. O Idec representará os consumidores-heróis que enfrentam o transporte público das grandes cidades. A Marcha começa às 19h, mas a partir das 16h a equipe do Instituto estará na Praça do Ciclista e irá interagir com o público em uma atividade fotográfica e também para a distribuição de "porta-bilhetes" da campanha #ChegadeAperto, onde os consumidores podem consultar seus direitos, de forma simples e direta. Saiba mais sobre a Marcha dos Super Heróis aqui.

O Idec é uma associação de consumidores que não possui fins lucrativos. Promove, desde 1987, a educação, a conscientização e a defesa dos direitos do consumidor, por relações de consumo mais justas. Sem vínculos com governos, partidos políticos ou empresas, mantém sua independência pela contribuição de pessoas físicas. Membro da Consumers International e integrante do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor e da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.

Assessoria de imprensa
Lidiane Suman