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Plataforma dos Consumidores Eleições 2014: saiba quem está do lado do consumidor e quem não está

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Atualizado: 

07/10/2014
Dentre 42 candidatos, entre concorrentes a governos de cinco estados e à presidência da República, oito aderiram a tempo do primeiro turno
 
 
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e outras três entidades do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC) abordaram os 11 candidatos à presidência e 31 candidatos ao governo dos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul com revindicações relacionadas ao direito do consumidor. Destes, somente oito aderiam à Plataforma dos Consumidores para as Eleições 2014. O estado com candidatos mais comprometidos com as propostas foi o Mato Grosso do Sul, com quatro adesões. Ao todo, seis candidatos concorrem ao governo de MS.
 
A primeira candidata a aderir foi Luciana Genro (PSOL), que visa a presidência do Brasil, no dia 10/9. Depois dela vieram os candidatos ao governo de São Paulo - Gilberto Natalini (PV), Maringoni (PSOL) e Padilha (PT) - e do Mato Grosso do Sul - Delcídio (PT), Vendamini (PP), Prof. Monje (PSTU) e prof. Sidney Melo (PSOL). Os candidatos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pernambuco não se comprometeram com as causas consumeristas.
 
A dois dias das eleições de 2014, a maioria dos candidatos à presidência da República e aos governos estaduais não colocou em sua pauta questões relacionadas com o direito dos consumidores. Vale lembrar que o Idec entregou pessoalmente o documento com as reivindicações às candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva, quando da presença das duas em eventos da campanha "Banda Larga é um direito seu!", durante o mês de setembro.
 
Todos os candidatos à presidência e governos estaduais receberam do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e das demais entidades civis que compõem o FNECDC convite para aderirem à Plataforma dos Consumidores para as Eleições 2014. A Plataforma expressa reivindicações sobre os principais temas relacionados à proteção e defesa do consumidor.
 
Nesta campanha dos consumidores, o Idec ficou responsável por contatar os candidatos à presidência da Repúb lica e aos governos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Nos demais estados da federação, a campanha junto aos candidatos ao governo ficou a cargo das entidades do FNECDC.
 
Até hoje, 3/10, foram enviadas 424 mensagens. Todos os eleitores e eleitoras brasileiros ainda podem enviar para os seus candidatos a recomendação de aderir às propostas. Acesse a Plataforma aqui: http://www.idec.org.br/especial/plataforma-dos-consumidores-2014
 
Elici Bueno, coordenadora-executiva do Idec, afirma que "a campanha vai continuar nos segundo turno, onde for ocorrer, porque não vamos deixar de forçar os candidatos a assumirem uma posição frente a nossas propostas".
 
Para Carlos Thadeu C. de Oliveira, gerente técnico do Instituto, "a falta de comprometimento dos candidatos com as propostas dos consumidores é bastante preocupante, pois sabemos que a economia do país e as mudanças sociais nos últimos anos se apoiaram na expansão do mercado interno, isto é, a mola de tudo isso foi o consumidor; agora, era o momento dos candidatos reconhecerem isso".
 
O Idec é uma associação de consumidores que não possui fins lucrativos. Promove, desde 1987, a educação, a conscientização e a defesa dos direitos do consumidor, por relações de consumo mais justas. Sem vínculos com governos, partidos políticos ou empresas, mantém sua independência pela contribuição de pessoas físicas. Membro da Consumers International e integrante do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor e da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.