Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Festa junina: aproveite para descobrir novos alimentos e conhecer pratos tradicionais

Comidas típicas e regionais possuem valor nutritivo, cultural e histórico. Veja algumas dicas para aproveitar a data para enriquecer seu repertório alimentar Publicado em 22/06/2017

separador

Atualizado: 

14/07/2017
Com a chegada das festividades e arraiás no período de junho, além das decorações, músicas e trajes, as comidas típicas se destacam como parte importante das celebrações - estão presentes na variedade de pratos que podem ser encontrados na época, ajudam a contar a história das festas e refletem a diversidade das regiões brasileiras. 
 
Trazidas ao Brasil pelos portugueses, as festas juninas são comemoradas no mundo de diferentes formas - algumas celebrações marcam o início do verão no hemisfério norte e outras comemoram o período das colheitas. 
 
Por aqui, as festas e as comidas da época passaram por diversas adaptações e tiveram influência portuguesa, indígena e de outras culturas. Entre os alimentos que servem de base para pratos típicos estão o milho, o pinhão, o amendoim e a mandioca, por exemplo. 
 
Pensando na importância que a alimentação tem para o período das festas, o Idec preparou algumas dicas para quem vai celebrar a data: 
 
Aprenda a cozinhar pratos tradicionais e conhecer receitas típicas de outros locais
 
As festas de junho podem trazer experiências enriquecedoras para os adultos e as crianças. Aproveite esta época para conhecer e compartilhar receitas com familiares e amigos, enriquecendo assim as opções de alimentação na sua comunidade. O período dos arraiás é uma data importante para a troca de receitas antigas que já foram testadas, combinadas com outros ingredientes e transmitidas entre gerações. 
 
Atenção aos transgênicos em produtos à base de milho 
 
O milho e seus derivados (curau, bolo de fubá, pamonha, cuscuz etc.) são alimentos típicos das festas de junho. Como grande parte desse cereal é plantado no Brasil a partir de sementes transgênicas, verifique se os produtos que você compra trazem essa informação. A espécie doadora dos genes e o símbolo “T” devem estar visíveis no rótulo. 
 
Conheça a história e experimente comidas tradicionais da sua região
 
O Brasil possui uma diversidade regional muito grande e isso se reflete nas diferentes comemorações que acontecem durante o mês de junho. O período das festas juninas é uma excelente oportunidade para aprender sobre a variedade de alimentos disponíveis na culinária do país. 
 
Aproveite a data para também explorar produtos naturais de outras regiões e conhecer alimentos de grande riqueza nutricional. Preparações culinárias que resultam de diferentes combinações e modos de comer particulares constituem parte importante da cultura brasileira.