Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Festa junina em casa: descubra e experimente novos pratos tradicionais

Comidas típicas e regionais possuem valor nutritivo, cultural e histórico. Veja algumas dicas para aproveitar a data para enriquecer seu repertório alimentar

separador

Atualizado: 

09/07/2020

Bandeirinhas, forró, tranças, roupas quadriculadas, paçoca e pé de moleque. Sabe que festa é essa? São os arraiás que preenchem os meses de junho e julho com muita tradição no Brasil e no mundo. Este ano, a comemoração trazida pelos portugueses será um pouco diferente devido à pandemia do novo coronavírus. Sem aglomerações e barraquinhas, as festas juninas serão em casa. 

Quer saber como preparar a sua com muitos pratos típicos? Veja nossas dicas.

Mão na massa!

A época de festas juninas é ótima para experimentar novas receitas e trazer experiências enriquecedoras para os adultos e as crianças. Então, por que não compartilhar receitas com familiares e amigos, deixando o seu cardápio ainda mais gostoso? O período dos arraiás é uma data importante para a troca de receitas antigas que já foram testadas, combinadas com outros ingredientes e transmitidas entre gerações. 

Além disso, aproveite a data para também explorar produtos naturais de outras regiões e conhecer alimentos de grande riqueza nutricional. Preparações culinárias que resultam de diferentes combinações e modos de comer particulares constituem parte importante da cultura brasileira.

Tente fazer em casa os pratos que te dão água na boca e deixe a sua festa cheia de tradições.

Atenção aos transgênicos 
 
Muitas das receitas típicas dessa época, como curau, bolo de fubá, pamonha e cuscuz, têm milhos e outros ingredientes derivados em sua lista de ingredientes. Como grande parte desse cereal é plantado no Brasil a partir de sementes transgênicas, verifique se os produtos que você compra trazem um triângulo com “T” no rótulo, que significa que há a presença de transgênico.

Compre dos pequenos

Se você for preparar uma receita, priorize a compra de comida de verdade. O Mapa de Comida de Verdade é um projeto do Idec que te ajuda a encontrar iniciativas que comercializam alimentos saudáveis e sustentáveis e apoiar os pequenos produtores durante a pandemia.

Já se a ideia não for cozinhar, existem várias opções de “kits de festa junina”, ou a chamada "festa junina na caixa" em que você recebe uma caixa já recheada de quitutes de quermesse para curtir em casa. Procure no seu bairro fornecedores que estejam confeccionando e entregando esse tipo de kit e aproveite!

Está sozinho? Não tem problemas

A festa junina sempre fica mais gostosa na companhia dos amigos e familiares. Não deixe a distância estragar esse momento. Planeje uma festa online e use e abuse da criatividade.  Que tal planejar uma partida de bingo online ou enviar aquela declaração para uma pessoa especial, no melhor estilo “correio elegante”?

Você também pode preparar as comidinhas ao mesmo tempo, cada um na sua casa, ou pedir para entregar aquele prato especial que preparou na casa de uma pessoa querida. Algumas empresas possibilitam a inclusão de um cartão personalizado no momento da entrega para tornar o momento ainda mais especial. 

LEIA TAMBÉM
 
10 passos para uma alimentação saudável
 
Saiba o que são os alimentos transgênicos e quais os seus riscos

Talvez também te interesse: