Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Fim do horário de verão: veja como continuar economizando energia

Medidas simples, como evitar o modo stand-by e verificar a eficiência energética dos aparelhos eletrônicos, ajudam a gastar menos luz o ano inteiro

separador

Atualizado: 

07/05/2019
Fim do horário de verão: veja como continuar economizando energia

O horário de verão está para terminar, e algumas pessoas já estão preocupadas com o aumento dos gastos na conta de luz. Apesar de a economia não ser mais tão grande, ainda existem variações que podem pesar no bolso no final do mês.

Além disso, evitar o desperdício é importante não só pela conta de luz, mas também por ser uma prática ambientalmente responsável: a produção de energia é uma das grandes vilãs na emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. 

Veja abaixo algumas dicas e adote-as no seu dia a dia.

Adeus, stand-by

Uma das maneiras mais fáceis de economizar energia elétrica é tirar da tomada os aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizados, evitando o modo stand-by. 

Essa simples medida pode gerar uma economia de cerca de 15% nas contas de energia elétrica, segundo uma pesquisa realizada pelo Idec.

Mas, atenção: ligar e desligar os aparelhos eletrônicos com frequência pode diminuir sua vida útil. Por isso, o mais aconselhável é desligar os eletrônicos quando não forem ser utilizados por um período considerável de tempo (o decorrer do dia, por exemplo).

Além disso, caso o equipamento não tenha o modo stand-by, ligue-o em um estabilizador. Assim sempre que precisar você poderá desligá-lo sem comprometer a vida útil do seu aparelho eletrônico.

Lâmpadas mais eficientes
 
As lâmpadas tipo LED apresentam um nível de eficiência energética maior do que as comuns. Com uma lâmpada desse tipo de apenas 10 Watts (W) é possível iluminar um ambiente com a mesma intensidade que com uma incandescente de 60 W ou uma fluorescente compacta de 15 W. As lâmpadas tipo LED são mais caras, mas também têm uma durabilidade maior.

As lâmpadas fluorescentes também são uma boa opção em termos de economia. Uma lâmpada de 20W desse tipo ilumina tanto quanto uma convencional de 100 W. 

Assim, troque gradualmente (à medida que forem queimando) as lâmpadas convencionais de sua casa por fluorescentes ou LED. 
 
Além disso, sempre vale lembrar: apague as luzes dos ambientes que não estiverem em uso!
 
Freezer e geladeira

Hoje, as geladeiras são responsáveis pelo maior consumo de energia nas residências e comércios: cerca de 30% .

Os freezer e refrigeradores também possuem selos de eficiência para orientar o consumidor. Atente-se a eles para fazer uma escolha consciente.

Evite colocar os aparelhos próximos da parede ou fogão, abrir as portas e guardar alimentos quentes, pois o motor do equipamento precisará trabalhar por mais horas e, consequentemente, os gastos com energia aumentam.

Regule o termostato (sistema que regula a temperatura da geladeira) sempre que possível. Assim, você evita que se forme muito gelo e diminui seu consumo de energia.
 
Além disso, descongele periodicamente a geladeira, caso o aparelho não tenha essa função automática. O excesso de gelo no congelador faz com que o motor trabalhe 30% a mais do que o normal e, consequentemente, consume mais energia.

Eficiência energética dos eletrodomésticos

Ao comprar um eletrodoméstico você já deve ter notado o adesivo que indica sua eficiência energética. Essa classificação significa quanto de energia ele utiliza para funcionar. 

Na hora de comprar novos aparelhos, prefira aqueles com selo A de eficiência energética Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). O selo tem quatro categorias: A, B, C e D, que vai do mais ao menos eficiente em relação ao gasto de energia, respectivamente.

A compra de modelos adequados e o uso correto dos eletrodomésticos faz com que sejam mais eficientes. Assim, você economiza energia e também poupa o meio ambiente, pois usa menos recursos naturais e emite menos gases que causam o aquecimento global.

 

QUER SABER QUANTO SEU EQUIPAMENTO IMPACTA NA SUA CONTA?

O Idec desenvolveu uma ferramenta que te ajuda a calcular sua conta de luz em diferentes condições e bandeiras tarifárias. Basta colocar a potência do seu eletrodoméstico e seu tempo de uso por dia.

 

Talvez também te interesse: