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Prestadora de serviço para a produção de material de comunicação em Energia

Esse termo de referência destina-se à contratação de prestadora de serviço para a produção de material de comunicação em Energia para o Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
 
CONTEXTO
O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – é uma associação de consumidores, sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, criada em julho de 1987 e mantida por seus associados.  A missão do Idec é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica.
 
O Idec tem trabalhado historicamente com o tema energia, porém somente em 2017 estruturou um Programa, com o qual será possível tomar ações mais estratégicas e atuar de forma sistemática, de modo a influir no conhecimento dos consumidores e incidir sobre políticas públicas, transformando informações e consultas técnicas em uma linguagem mais adequada aos consumidores. 
 
O objetivo do programa é fortalecer a atuação do Idec no tema energia, com o reconhecimento do seu papel de interlocutor no debate sobre mudanças regulatórias do setor e ocupar espaços técnicos e políticos de discussão com foco na promoção da transparência e de padrões mais eficientes de produção e consumo de energia. Além disso, também visa incentivar o consumidor a ter melhores práticas em relação ao consumo de energia e participar do debate público. 
 
OBJETIVO
O objetivo da comunicação em energia é esclarecer às principais questões referentes a energia no Brasil e que impactam o consumidor. Além de traduzir questões técnicos sobre o tema, buscando engajamento e mobilização da população e formadores de opinião, de forma acessível e que possa chegar a diferentes grupos da sociedade. 
Esse termo de referência tem como objetivo principal a contratação de uma consultoria especializada em ações de comunicação  online e em análise de mídias escolhidas para estas ações e métricas, de preferência aquela que possua experiência em campanhas de engajamento.
 
JUSTIFICATIVA
A disseminação de conhecimento e pensamento crítico sobre energia pode ter um efeito positivo sobre a população no sentido de levar a escolhas mais inteligentes quanto à compra e utilização de bens de consumo e também escolhas que priorizam a eficiência energética. 

ETAPAS DE TRABALHO E SUAS ATIVIDADES
 
I – Diagnóstico e sistematização
Atividades:
● Levantar o perfil dos diferentes públicos-alvo do Idec a partir da identificação de seus pontos de vista.
● Com o objetivo de comunicar o consumidor sobre temas relacionados à Energia, deve-se apurar e avaliar os atuais formatos, linguagens e canais de comunicação utilizados pelo Idec para atingir seus públicos-alvo, considerando para tanto a oferta de conteúdo, funcionalidades, abrangência e retorno. Verificar como o Idec se relaciona nesses espaços com os diferentes públicos, apontar erros e acertos, identificar potencial de transformação.
● Definir métricas/indicadores de sucesso da comunicação no tema. Esses indicadores deverão estar alinhados com os objetivos do Programa de Energia.
Produto esperado:
● Relatório de diagnóstico e sistematização, identificando perfil dos diferentes públicos-alvo, canais de comunicação e pontos de vista expressados.
 
II – Proposição de abordagem estratégica
Atividades:
● Construir a linguagem do Idec com relação à Energia a partir de seu posicionamento sobre o tema e as mensagens-chave que devem ser transmitidas aos diferentes públicos-alvo.
● Identificar as melhores estratégias de abordagem do tema para o alcance de cada público e os canais de comunicação mais indicados.
Produto esperado:
● Relatório apresentando as estratégias indicadas para a abordagem sobre para cada um dos públicos-alvo identificados.
 
III – Produção do material de comunicação
Atividade:
● Planejar todas as peças e projetos de comunicação a serem divulgados nos canais utilizados pelo Idec bem como para os novos veículos identificados, impressos e digitais, buscando com isso a expansão dos efeitos das mensagens transmitidas nos diferentes públicos-alvo.
● Produzir Guidelines de Comunicação da Estratégia de Energia do Idec (Com orientações do que deve e o que não deve ser feito), para que a equipe do Idec realize a produção visual e editorial dos materiais.
● Essa atividade deve envolver obrigatoriamente a equipe de comunicação do Idec permitindo a transmissão de conhecimento entre pessoas. Na sequência, realizar a análise crítica das peças produzidas pela equipe do Idec, durante o período da Etapa
 
III do trabalho de consultoria, com apresentação de sugestões de melhorias.
● Produzir um primeiro conjunto de peças para divulgação em redes sociais.
● Propor alguma ação que gere leads através do Programa de Energia para o Idec (Pensamos em algo através do site, por exemplo alguma ferramenta, manual, etc).
 
Produtos esperados:
● Guidelines de Comunicação da Estratégia de Energia do Idec
● Relatórios de análise crítica das peças produzidas pela equipe do Idec ao longo do período.
● Peças de comunicação para divulgação em redes sociais.
● Promoção do tema no site do Idec

IV – Desenvolvimento de métodos de monitoramento e indicadores
Atividades:

● Desenvolver metodologia de gestão estratégica e tática de comunicação adotada considerando a avaliação de resultados das campanhas realizadas, permitindo o monitoramento de menções online para a produção de relatórios mensais de evolução da estratégia adotada (em comparação com o cenário inicial), inclusive mídia espontânea através da assessoria de imprensa.
● Avaliar o impacto das campanhas desenvolvidas, considerando as entregas das etapas I e II.
● Acompanhamento dos indicadores/métricas definidos na etapa I
Produto esperado:
● Relatório com metodologia de monitoramento e resultados obtidos a partir da execução das atividades previstas.
 
PRAZOS E PRODUTOS
As etapas de trabalho deverão ser realizadas conforme cronograma de trabalho a seguir apresentado:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Profissional/equipe com comprovada qualificação e experiência no planejamento e criação, marketing, comunicação on e line.
 
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
A contratada deverá estar disponível para a realização de reuniões semanais (presenciais ou remotas) para apresentar o desenvolvimento das atividades. Deverá ser realizada reunião presencial com toda a equipe responsável para apresentação a cada entrega dos produtos.

RECEBIMENTO E ACEITE DOS PRODUTOS
Os produtos produzidos pela contratada serão avaliados e receberão o aceite pela equipe de energia do Idec.
 
ENVIO DAS PROPOSTAS DE TRABALHO
Os interessados deverão apresentar proposta técnica contendo minimamente os seguintes itens: 
● Plano de trabalho compatível com as atividades previstas neste TR incluindo cronograma de macro atividades com coerência temporal a partir dos prazos estabelecidos;
● Comprovação de capacidade técnica para a realização das atividades - currículo e experiências anteriores;
● Repertório técnico - portfólio;
● Descrição dos resultados obtidos a partir dos trabalhos realizados.
As propostas deverão ser encaminhadas até 15/01/2018 para o endereço de e-mail clauber.leite@idec.org.br