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Consumidores adolescentes ganham guia de defesa dos seus direitos

<p> <i>Ilustrado e com linguagem acess&iacute;vel, manual produzido pelo Idec em parceria com a ONG Crian&ccedil;a Segura, Funda&ccedil;&atilde;o Abrinq e apoio da Imprensa Oficial do Estado e da Funda&ccedil;&atilde;o Avina, usa situa&ccedil;&otilde;es do cotidiano para abordar conceitos de consumo respons&aacute;vel e seguran&ccedil;a</i></p>

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Atualizado: 

26/07/2011

A parceria do Idec com outras instituições resultou na concretização de uma antiga idéia do Instituto: produzir uma publicação que abordasse os problemas de consumo e direitos dos jovens diante de situações típicas dessa faixa etária. 

Essa turma ninguém passa para trás, uma espécie de guia para os jovens entre 11 e 14 anos de idade, objetiva levar a esse público informações que contribuam para a conscientização sobre seus direitos e também sobre suas responsabilidades como consumidores que são. Noções de consumo responsável e ao mesmo tempo direitos básicos de acesso a bens e serviços fundamentais, bem como a segurança a que os jovens têm direito, são expostas por meio de exemplos - histórias ilustradas, narradas por adolescentes - que articulam o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Outro objetivo da publicação é minimizar os efeitos dos apelos consumistas cada vez mais crescentes a que esse público está exposto. Para se ter uma idéia desses resultados entre jovens e crianças brasileiras, um estudo baseado em uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada Is the Future Yours?(O futuro é de vocês?), realizado em 2002, mostra que os jovens brasileiros ficaram em primeiro lugar - à frente de franceses, japoneses, italianos e americanos, entre outras nacionalidades - quando a questão era o gosto pelas compras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Eestatística (IBGE/Censo 2000), existem no Brasil cerca de 14 milhões de jovens entre 11 anos e 14 anos de idade.

Experiências reais
O plano inicial partiu de oficinas realizadas com jovens, nas quais eles relataram dúvidas e as situações por eles vividas como consumidores. As conversas forneceram a pauta de assuntos para a publicação: dúvidas sobre a possibilidade da troca de um tênis que apresentou defeito, problemas de segurança em brinquedos, serviços de oficina mecânica mal feito, comida estragada, compra pela internet, entre outros assuntos. Tudo isso acompanhado de orientações sobre onde reclamar, como ser auxiliado em situações-limite e quais as responsabilidades e atribuições do poder público para lidar com esses problemas. As histórias são ilustradas e contadas na forma de diálogos diretos.

A publicação estará disponível para download nas páginas da internet das três entidades. No Portal do Idec, a publicação pode ser encontrada na Biblioteca.

Evento
O lançamento oficial de Essa turma ninguém passa para trás será realizado no dia 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, às 14h, na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), localizada à R. Álvares Penteado, 151, Centro, São Paulo. Durante o evento também acontece um debate aberto ao público sobre publicidade e público infantil, com a participação da psicanalista infantil Ana Olmos e do presidente do Conar (Conselho de Auto-regulamentação Publicitária), Gilberto Leifert.

Para participar, basta contatar Fernanda de Lima pelo e-maileventos@criancasegura.org ou pelo telefone (11) 3371-2384.

Participe. Faça a sua parte!
A educação para o consumo é uma das preocupações centrais do Idec. Formar cidadãos que saibam consumir com responsabilidade e consciência sempre foi, e continuará a ser, uma das missões do instituto. Você pode contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente associando-se ao Idec. Clique aqui e faça parte dessa luta!

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