Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec lança aplicativo para avaliar meios de transporte em São Paulo

<div> Na Semana da Mobilidade, Instituto divulga vers&atilde;o beta do aplicativo MoveCidade, que permite avalia&ccedil;&atilde;o dos servi&ccedil;os de &ocirc;nibus, trem, metr&ocirc; e bicicletas compartilhadas</div> <div> &nbsp;</div>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

23/09/2016
Nesta sexta-feira (23), o Idec lança a versão beta – ainda em fase de testes – do aplicativo MoveCidade para a avaliação dos meios de transporte da cidade de São Paulo (SP). Disponível para aparelhos Android, a ferramenta permite que os usuários deem notas a quesitos como pontualidade, segurança e acessibilidade dos sistemas de ônibus, metrô, trem e bicicletas compartilhadas.
 
Fruto de uma parceria do Idec com o Instituto Clima e Sociedade e o Laboratório de Experimentação Digital (LED), o aplicativo pretende gerar dados sobre qualidade e conforto dos serviços e infraestrutura dos transportes. Nesta primeira fase, o Idec convida as pessoas a testarem o aplicativo para futuras melhorias da ferramenta. 
 
Não por acaso, o lançamento do app ocorre na Semana da Mobilidade, período em que ocorrem vários debates sobre o tema em função do Dia Mundial Sem Carro, celebrado ontem (22).
 
“O objetivo é, no futuro, utilizar os dados resultantes das avaliações dos usuários para cobrar as empresas prestadoras e as autoridades responsáveis a melhorar a qualidade do serviço. Ou seja, é um ferramenta de pressão e reivindicação dos cidadãos.” explica Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do Idec.
 
A versão oficial do aplicativo MoveCidade está prevista para outubro deste ano. Em novembro, serão incluídos os meios de transporte das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Até 2017, outros municípios serão acrescentados na ferramenta, permitindo comparações entre as localidades.
 
O passo a passo para ter acesso à versão beta do aplicativo MoveCidade está disponível no link: www.movecidade.org.br/app.
 

Talvez também te interesse: