Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Manual de sobrevivência para crise hídrica é lançado em São Paulo

Publicação colaborativa da rede Aliança pela Água traz orientações para população administrar a água disponível durante a crise hídrica e enfrentar situações críticas de escassez 

Compartilhar

separador

Atualizado: 

26/03/2015
A Aliança Pela Água, rede com mais de 50 organizações, da qual o Idec também faz parte, lançou no último dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a Cartilha “Água: Manual de Sobrevivência para a Crise”.
 
Produzido de forma colaborativa por integrantes da Aliança e especialistas no tema, o material é um chamado para a mudança de hábitos da população que inclui desde dicas de economia máxima de água, até estratégias e orientações para situações de emergência em caso de falta do recurso.
 
Em linguagem simples e objetiva, a publicação dividida em sete capítulos traz ainda técnicas para redução do consumo e reutilização de água, soluções em caso de longos períodos de desabastecimento, alternativas de captação e dicas de saúde. Além desses pontos, também ensina o consumidor a calcular o “Período de Autonomia Hídrica” (PAH) de sua residência, que revela o tempo de duração da água disponível no local.
 
“Essas informações são extremamente importantes para que os consumidores consigam utilizar a pouca água que possuem da melhor maneira possível. Vale lembrar que muitas das práticas apresentadas devem ser adotadas não só nesse período de escassez, mas de forma contínua. O objetivo é que vejamos a atual crise como uma oportunidade de redesenho de hábitos, a fim de transformar a nossa relação com a água”,  ressalta Renata Amaral, pesquisadora de Consumo Sustentável do Idec.
 
Nos próximos meses, a cartilha “Água: Manual de Sobrevivência para a Crise” será lançada em versão impressa e em forma de app para celulares e tablets.
 
O material e outras informações podem ser encontradas no site da Aliança pela Água.
 
 

Talvez também te interesse: