Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec propõe colocar selos de advertência nos rótulos de alimentos

Compartilhar

separador

Catraquinha

Atualizado: 

10/10/2017

Identificar clara e didaticamente o teor de açúcar e outros nutrientes prejudiciais à saúde nos rótulos dos alimentos. Essa é a proposta da campanha que o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) vem realizando junto à Anvisa. A ideia é que o significado das quantidades de cada ingrediente possa ser visualizado com facilidade e entendido por qualquer pessoa.

Para a maioria dos consumidores leigos, interpretar rótulos de embalagens é tão complicado que tem até aplicativos feitos especialmente para ajudar nessa tarefa. Um dos maiores motivadores dessa dificuldade é a nomenclatura dos elementos, que muitas vezes vem mascarados. O açúcar, por exemplo, é um deles, e pode vir nomeado de muitas maneiras diferentes - clique aqui para ler a matéria do Catraquinha sobre o assunto.

A proposta da campanha, que já foi enviada à Anvisa, foi elaborada em parceira com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e tem como principal diferencial os chamados "selos de advertência", triângulos pretos que devem constar na parte frontal da embalagem em local visível.

Os selos indicariam sempre que houvesse quantidades excessivas e potencialmente maléficas de itens como açúcar, sódio, gorduras saturadas, adoçantes artificiais, entre outros.

Além disso, a campanha do Idec também prevê que os rótulos de alimentos processados ou ultraprocessados não contenha nenhum tipo de indicativo de benefícios à saúde, ou seja, propaganda enganosa. Tal medida inclui também o apelo à publicidade infantil, como ilustrações de personagens de desenho, por exemplo. Cereais matinais, por exemplo, não poderão ter imagens de personagens e desenhos conhecidos pelas crianças.

A nutricionista do Instituto, Ana Paula Bortoletto, explica que a escolha do triângulo foi planejada. De acordo com a pesquisa realizada para criar a campanha, o símbolo apresenta algumas vantagens para o entendimento, como o fato de ser uma forma que não perde a percepção em tamanho reduzido. Além disso, o triângulo já é conhecido como uma advertência no Brasil, devido à rotulagem de alimentos transgênicos. Já as cores utilizadas, preto e branco, possuem um melhor contraste e destaque em relação aos demais elementos da embalagem.

Talvez também te interesse: