Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Aplicativo para avaliar meios de transporte chega a Belo Horizonte

Lançado pelo Idec, MoveCidade permite que usuários avaliem serviços de ônibus, trem, metrô e ciclovias

Compartilhar

separador

Atualizado: 

15/12/2017

Nesta quinta-feira (28), o Idec lança o aplicativo MoveCidade em Belo Horizonte (MG). Com ele, os mineiros poderão avaliar  quesitos como pontualidade, segurança e acessibilidade dos sistemas de ônibus, metrô, trem e ciclovias. O dispositivo pode ser baixado para sistemas Android e iOS.

As ações de lançamento ocorrem: na Praça da Estação, das 7h às 11h; no Estação BRT das 12h às 16h; e na Ciclovia da Leste das 17h às 20h. Além de realizar a pesquisa junto aos usuários, o Intituto irá distribuir adesivos e água para ciclistas que passarem pelo local.

“Por meio do aplicativo, o Idec consegue analisar o sistema de mobilidade das cidades e recomendar soluções práticas para as instituições públicas e empresas, a fim de garantir um serviço de qualidade para os cidadãos. Por isso, é importante que as pessoas usem o aplicativo, avaliem e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana”, afirma Rafael Calabria, do Idec.

Avaliação em outras cidades

Em São Paulo (SP), o aplicativo está em operação há dez meses e os primeiros resultados da avaliação de ônibus, já estão sendo compartilhados com as autoridades municipais.

“No caso de São Paulo, os dados do aplicativo mostram que a conduta do motorista e a má qualidade de limpeza e manutenção dos ônibus são os quesitos mais mal avaliados pelos usuários”, diz Calabria.

No Rio de Janeiro (RJ), o dispositivo foi lançado na última terça-feira.

O MoveCidade foi criado pelo Idec, em parceria com o iCS (Instituto Clima e Sociedade) e o LED (Laboratório de Experimentação Digital).

Talvez também te interesse: