Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Paulistano está insatisfeito com limpeza e manutenção dos ônibus

Dados foram coletados por meio do MoveCidade, aplicativo inédito de avaliação de transporte público

Compartilhar

separador

Atualizado: 

13/11/2017

Para marcar o início da Semana da Mobilidade, o Idec apresenta hoje (18) os resultados das avaliações do serviço de ônibus da cidade de São Paulo (SP) realizadas por meio do aplicativo MoveCidade, lançado no ano passado. Em 10 meses, o app recebeu 1.700 contribuições de usuários, das quais 972 referem-se ao serviço de ônibus municipal.

De acordo com os dados coletados pelo app, numa escala de 1 a 5 estrelas, os usuários deram média 2,95 pelo serviço de ônibus da capital paulista. A maior reclamação diz respeito à limpeza e à manutenção dos ônibus. Aspectos como lotação, fluidez no trânsito e segurança receberam notas mais altas. 

"A limpeza e manutenção como quesitos mais mal avaliados chamam a atenção, pois, entre as reclamações recebidas pela SPTrans [empresa responsável pelo serviço de ônibus na capital paulista], o item mais criticado é o comportamento do motorista. Essa diferença pode estar relacionada ao fato de que os usuários, em geral, se acostumam com problemas de limpeza e manutenção e só ‘lembram’ de criticar quando eles aparecem como critério de avaliação, como ocorre no MoveCidade”, aponta Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do Idec.

O Instituto apresentou os números do levantamento para a SPTrans, a fim de que sejam tomadas medidas para melhorar a qualidade do serviço. “Os parâmetros identificados como principais queixas dos usuários podem ajudar até na formatação da licitação, que pode aperfeiçoar a regulamentação desses itens com as empresas operadoras”, diz Calabria. “Por isso, é importante que as pessoas usem o aplicativo, avaliem e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana”, conclui.

Baixe o MoveCidade

O aplicativo MoveCidade permite aos usuários avaliar questões importantes do sistema de transporte público urbano: pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação etc. Além de ônibus, ele também possibilita dar nota para as condições do metrô, trens e até das ciclovias.

O app foi criado pelo Idec em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Experimentação Digital (LED) e pode ser baixado gratuitamente em aparelhos com sistemas Android e IOS. 

Disponível na cidade de São Paulo desde o ano passado, o MoveCidade vai se expandir ainda este mês: será lançado no Rio de Janeiro (RJ), em 26 de setembro, e em Belo Horizonte (BH) no dia 28.

Arquivos: