Dia dos Namorados: Idec dá dicas para consumidor aproveitar a data

09/06/2017
Com a aproximação do Dia dos Namorados, comemorado na próxima segunda-feira (12), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) reuniu algumas dicas para os consumidores aproveitarem a data. Alternativas como presentes sustentáveis e alimentação saudável estão entre as orientações.

Para fugir de presentes tradicionais, a sugestão do Idec são os chamados DIY (em português, “faça você mesmo”). Assim, além de personalizar o item e torná-lo mais exclusivo, o consumidor economiza e ainda contribui com o meio ambiente, ao reutilizar materiais que já possui em sua casa.

Para aqueles que preferem um jantar a dois, é preciso atenção com as cobranças indevidas e pegadinhas em restaurantes, como o covert. Muitos locais servem sem consultar cliente, prática abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, por se tratar de produto entregue sem a solicitação, equipara-se à amostra grátis, não havendo obrigação de pagamento. Se não for mesmo uma cortesia, o restaurante deve perguntar aos consumidores se eles aceitam o couvert ou não.

Como alternativa para evitar filas, o casal pode optar ainda por preparar seu próprio jantar. Neste caso, o Idec orienta a compra de produtos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos e de maneira ambiental e socialmente sustentável.

Já para aqueles que vão aproveitar a data para assistir um filme, a orientação é liberado levar qualquer bebida ou refeição para a sessão, mesmo que ela não tenha sido comprada no próprio cinema. A proibição de entrada com comidas de outros estabelecimentos é considerada venda casada, prática abusiva segundo os artigos 6º, II e 39, I do CDC.