Idec apoia paralisação dos médicos de planos de saúde no dia 7 de abril

26/08/2011

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apoia o Dia Nacional de Paralisação do Atendimento aos Planos de Saúde, movimento das entidades médicas que convocado para o dia 7 de abril de 2011.

As reivindicações dos médicos, por reajustes de honorários atualmente defasados e incompatíveis com a atividade essencial exercida por esses profissionais, são pertinentes para o Idec, já que os principais impactos dessa situação atingem diretamente o consumidor, por meio dos crescentes descredenciamentos de profissionais e longas filas de espera para agendamentos de consultas.

No entanto, a advogada do Idec, Juliana Ferreira, alerta para que a informação sobre a paralisação seja clara e ostensiva, os atendimentos de urgência e emergência sejam mantidos e as consultas e procedimentos eletivos cancelados sejam remarcados em curto prazo. Desse modo, os consumidores poderão evitar contratempos e surpresas com a suspensão das atividades.

O setor de planos de saúde está há 11 anos consecutivos no topo do ranking de atendimentos do Idec, sendo que os principais motivos são exclusões de cobertura e reajustes abusivos. "O apoio às reivindicações dos médicos é imprescindível, para que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), até agora omissa, assuma seu papel previsto em Lei e interfira na relação entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços médicos, o que inclui o estabelecimento de critérios e periodicidade de reajuste dos honorários médicos, sem ônus ao consumidor", conclui a advogada.