Idec participa de congresso mundial em Hong Kong

26/08/2011

Encontro da Consumers International, com organizações de mais de 60 países, discutirá os temas mais relevantes para o consumidor do século XXI

Inicia-se hoje (03 de maio) o 19º Congresso Mundial da Consumers International, em Hong Kong. O encontro, com organizações de consumidores de mais de 60 países, conta com a participação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e tem como foco das discussões os principais problemas do consumidor do século XXI: consumo sustentável e economia verde, proteção dos consumidores nos serviços financeiros, segurança alimentar e nutricional, bem como propriedade intelectual.

Nesse contexto, amanhã, 04 de maio, a apresentação do Idec será sobre as perspectivas para Rio +20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável 2012) e sua relevância para o movimento global de consumidores. A conferência será para um público estimado em mais de 500 pessoas, entre membros de agências governamentais e organismos internacionais intergovernamentais, indústria e organizações da sociedade civil.

Sob o tema "Todos os caminhos levam à Rio+20", o painel é composto por Lisa Gunn, coordenadora executiva do Idec, Jan Gustav Strandenaes, assessor sênior da ANPED (The Northern Alliance for Sustainability - Belgica); e Rasmus Kjeldahl, diretor executivo do Conselho Dinamarquês de Consumidores, às 13h30 (02h30 de Brasília - 04/05).

A Rio +20 marca 20 anos desde a assinatura da convenção climática cujo objetivo é estabilizar as concentrações de efeito estufa na atmosfera em nível que impeça interferências perigosas no clima. "Apesar disso, as emissões só têm aumentado. O que falta é um acordo político com força de lei que crie efetivamente incentivos de mercado que realmente estimulem o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, como energia renovável, eficiente, descentralizada", conclui Gunn.

A sessão também mostrará a experiência da Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP15), realizada em Copenhagen, em 2009, as lições aprendidas e as perspectivas do Idec quanto ao evento brasileiro.

Para acompanhar pela internet, a Consumers International mantém um canal no Youtube, com vídeos direto do Congresso (http://www.youtube.com/consumersintl).

Sobre o Congresso

Mais de 220 organizações de consumidores de todo o mundo irão se reunir nos próximos dias para debater as ideias mais recentes e inovadoras para empoderar os consumidores. Com o tema "Fortalecer os Consumidores de Amanhã", o 19º Congresso Mundial da Consumers International se realiza entre 3 e 6 de maio, em Hong Kong, e também comemora o 50º aniversário da federação de organizações de consumidores, da qual o Idec é membro. A coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn, representa o Instituto no evento.

Figuras de renome internacional provenientes da indústria, governos, academia e da sociedade civil se unirão aos líderes do movimento consumerista global para falar sobre temas como serviços financeiros mais justos, foco da campanha deste ano para o Dia Mundial do Consumidor. Também estarão na pauta consumo sustentável e economia ecológica, direitos dos consumidores e responsabilidade social da empresa, alimentos seguros e nutritivos para todos, consumidores e o mundo digital e direitos dos consumidores de hoje e amanhã.

Mais informações: http://es.consumersinternational.org/congreso