Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec reúne pesquisadores internacionais em workshop sobre alimentação saudável

Separador

Atualizado: 

08/06/2017
Durante os dias 07, 08 e 09 de junho o Idec, com apoio do IDRC - International Development Research Centre, organiza um workshop internacional que reúne cientistas e pesquisadores da América Latina, Caribe, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, e de outros países, para falar sobre estratégias de pesquisa no campo da alimentação saudável. 
 
O evento acontece em Mairiporã, interior de São Paulo, e tem como objetivo contribuir para a troca de experiência e conhecimento entre especialistas da área de alimentação e saúde pública. Alguns dos temas discutidos será a respeito da prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, a implementação de políticas públicas para diminuir o consumo de alimentos não saudáveis e reduzir desigualdades de gênero, além de diversos outros assuntos. 
 
Participantes
 
Entre os pesquisadores confirmados está o médico argentino Raul Mejia, que desenvolve um projeto em Buenos Aires sobre potenciais políticas para reduzir o consumo de bebidas açucaradas na Argentina. 
 
A nutricionista Kenny Margarita, da Colômbia, que lidera pesquisas sobre prevenção da obesidade e do diabetes nos sistemas alimentares também é outra presença confirmada. A pesquisadora organiza o projeto “Investigando a conexão entre televisão e alimentação não saudável entre as crianças peruanas”, desenvolvido no Peru e na Venezuela.
 
Entre os pesquisadores brasileiros, a nutricionista Ana Paula Bortoletto, uma das representantes do Idec, irá compartilhar os aprendizados e experiências do projeto realizado sobre regulação de alimentos e prevenção de doenças crônicas. Também estará presente o professor Carlos Monteiro, assessor da Organização Mundial da Saúde (OMS) em políticas para a prevenção da obesidade infantil e um dos responsáveis pela 2ª edição do Guia Alimentar para a População Brasileira. 
 
O workshop “Sistemas alimentares saudáveis na América Latina e no Caribe” (Healthier Food Systems in Latin  America and Caribbean Seminar Program) conta com outros especialistas brasileiros e ao todo reúne mais de 50 pesquisadores. 
 
A maioria dos pesquisadore possui projetos de pesquisa financiados pelo IDRC, uma organização do governo canadense que financia pesquisas em países em desenvolvimento para promover o crescimento, reduzir a pobreza e gerar mudanças positivas em larga escala. 
 
Resumo da programação
 
07/06, 9h às 18h - Mapeamento do campo dos sistemas alimentares na América Latina e no Caribe
08/06, 9h às 12h30 - Considerações sobre igualdade de gênero em pesquisa
08/06, 15h às 18h - Fazendo a mudança acontecer com base em evidências de pesquisa
09/06, 9h às 16h30 - Desenvolvimento de estratégias para a promoção de mudanças nos sistemas alimentares
 
 
Serviço 
 
Local: Hotel Refúgio Cheiro de Mato
Estrada Armando Barbosa de Almeida, 8000 - Caceia, Mairiporã 
Data: 07 a 09 de junho, das 9h às 18h. 
Confirmar presença pelo e-mail: imprensa@idec.org.br