No dia Mundial do Consumidor, Idec e Contraf-CUT lançam guia de bancos

31/08/2011

No próximo dia 15 de março, dia mundial do consumidor, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) lançam o guia "Os bancos e você".

Com o objetivo de ajudar os consumidores a conhecerem melhor os serviços antes de contratá-los e a se defenderem de abusos, o guia traz informações sobre as características dos diversos tipos de serviços oferecidos pelos bancos e os direitos dos usuários.

Entre os assuntos abordados estão dicas de como escolher o banco, cuidados na abertura e encerramento de contas, esclarecimentos sobre serviços como movimentações, pagamentos, cheques, cartões, tarifas etc. A obra, com tiragem inicial de 5 mil exemplares, também inclui alguns modelos de carta para o consumidor reivindicar seus direitos, caso seja vítima de práticas abusivas das instituições financeiras.

O Guia estará disponível, integralmente, no site do Idec (www.idec.org.br) a partir do dia 15, e será distribuído ao público gratuitamente nos eventos dos quais o Idec participará nos próximos dias, sendo os primeiros: Seminário 20 anos de vigência CDC, nos dias 15 e 16, na Faculdade de Direito da USP; e Mutirão de educação financeira, 16, 17 e 18, no vão do MASP.

A publicação é a iniciativa do Idec na campanha internacional "Consumidores por Serviços Financeiros Justos", da Consumers International - federação internacional de organizações de defesa do consumidor, da qual o Idec é membro.

Serviço:

Seminário : 20 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor - 1991-2011: homenagem aos juristas que contribuíram para a consolidação do Direito do Consumidor no Brasil

Data: 15 e 16 de março de 2011 - no dia 15 haverá credenciamento das 8 às 8h30

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95

Inscrições: Iniciam no dia 3/3 (quinta-feira) e poderão ser feitas pelo site da ESMP

Mais informações: (11) 3017-7990 ou (11) 3017-7989

Serão entregues certificados aos participantes.

Mutirão Procon/SP

Data: 16, 17 e 18 de março, das 9h às 17h.

Local: Vão Livre do MASP, na Av. Paulista, 1578 - São Paulo.

Mais informações sobre o Dia Mundial do Consumidor: http://www.idec.org.br/dmc/

Conheça mais sobre a campanha da CI - http://www.consumersinternational.org/