Vaga viva: Proposta divertida do Idec discute a mobilidade urbana

26/08/2011

Na sexta-feira 13, dia do automóvel e da abolição da escravatura, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) propõe a "libertação" da escravidão do uso do carro, por de meios alternativos e mais sustentáveis de transporte. Das 7h às 20h, será realizada a "vaga viva", que substitui o espaço público ocupado por dois carros estacionados, por entretenimento e lazer para toda população.

A atividade, em parceria com as organizações Brahma Kumaris, Barulho.org, 350.org, Ciclo Br, Ciclocidade, Coletivo Ecologia Urbana e Homem Refluxo, atenta para importância de um plano de mobilidade para São Paulo, que mude o modelo atual de estímulo ao uso individual do automóvel, precariedade do transporte público e desrespeito aos pedestres, fatores determinantes para o aumento do trânsito - já caótico - e concentração de poluentes que colaboram diretamente para as mudanças climáticas.

“A vaga viva é uma proposta divertida para se discutir o atual padrão de produção e consumo relacionado à mobilidade. É ainda uma oportunidade para pedir a realização do plano de transporte sustentável, cujos recursos já estão previstos” diz Adriana Charoux, pesquisadora do Idec.

Hoje, circulam quase 7 milhões de carros na cidade de São Paulo. E, a cada dia, cerca de 1000 novos veículos vão para as ruas. “Precisamos repensar como e onde serão “depositados” estes bens particulares e quanto do espaço que é de todos acaba sendo destinado à comodidade de apenas alguns” aponta Rafael Poço, técnico do Vitae Civilis.

A programação conta com café da manhã, leitura, música, meditação, apresentação de artistas como Peri Pane - o Homem Refluxo, encerrando com uma bicicletada pelas ruas do bairro. O evento é gratuito e faz parte da iniciativa Clima e Consumo em São Paulo, do Idec e do Vitae Civilis, com apoio do FEMA - Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo – SVMA.

Mais informações: http://www.idec.org.br/climasp/

7h00 Abertura

Café-da-manhã bioagradável

8h00 às 11h00 “Espaço Brahma Kumaris”

Meditação, leitura do “Baralho dos poderes” e música com Cícero Fornari

11h30 às 14h30 “Espaço almoço convivência”

Momento sesta, leitura, jogos, música ao vivo, um minuto de alongamento

15h00 às 19h30 “Espaço Música”

Pocket shows com os artistas confirmados: Peri Pane, Gustavo Veronesi, Pipo Pegoraro

20h00 Encerramento

Bicicletada pelas ruas do bairro

Serviço:

Vaga Viva

Data: 13 de maio de 2011

Local: Rua Turiaçu, altura do número 270, próximo à Rua Cardoso de Almeida.

Iniciativa: Idec e Vitae Civilis

Apoio: FEMA - Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo – SVMA

Parceiros: 350.org, Brahma Kumaris, Barulho.org, Ciclo Br, Ciclocidade, Coletivo Ecologia Urbana e Homem Refluxo

Peri Pane

O projeto “Homem Refluxo” nasceu de uma ideia original do artista multimídia Peri Pane. Durante uma semana, ele guardou todo o seu lixo sólido em uma capa de plástico transparente, chamada de parangolixo-luxo. Essa performance aconteceu nas ruas de São Paulo durante sete dias e foi gravada em vídeo e registrada em um livro-diário.

Pipo Pegoraro

Começou a estudar música há 23 anos, aprendendo diversos instrumentos - com preferência pelas cordas.

Em 2003 começou sua carreira como produtor musical.

Depois de participar de gravações de diversos parceiros e produzir bandas e músicos, finaliza o seu primeiro álbum solo intitulado “Intro”. (2008).

Gustavo Veronesi

É geógrafo e educador ambiental. Guitarra e voz da banda de rock n' roll Os Koizaruin - "as apresentações ao vivo são sempre inusitadas, regadas à muita doidera e sintonia com os corajosos que se atrevem a adentrar nessa viagem psicodélica cheia de distorções sonoras e poéticas".