Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Quem Somos

Conheça um pouco de nossa missão, valores e como funciona nossa estrutura interna.

O Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) é uma associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos.

Fundado em 1987 por um grupo de voluntários, nossa missão é orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidores-cidadãos como você. 

Somos uma organização prestigiada dentro e fora do Brasil. Acumulamos lutas e conquistas importantes que só foram possíveis devido a ajuda de nossos associados e parceiros, que contribuem para autonomia de nosso trabalho.

Além disso, mantemos canais de comunicação exclusivos para nossos associados, como a Revista do Idec, o Idec Orienta e os atendimentos presenciais, por e-mail ou por telefone.

Como uma associação civil, somos estruturados por uma Assembleia Geral e por conselhos. Veja a seguir o papel de cada um:

  • Assembleia Geral: composta por associados plenos, é o nosso órgão máximo. Discute e aprova questões relacionadas à atuação do Instituto, como prestação de contas e eventuais mudanças em seu estatuto. É o grupo que elege nosso Conselho Diretor e Fiscal.
  • Conselho Diretor: é responsável por estabelecer as diretrizes para nossa atuação. Esse time é composto por oito membros e é renovado a cada dois anos, por eleição. É quem nomeia o titular da Coordenação Executiva e escolhe os membros do Conselho Consultivo.
  • Conselho Fiscal: acompanha e fiscaliza a execução orçamentária, as contas e o movimento contábil da entidade.
  • Conselho Consultivo: tem a missão de zelar pelo prestígio da organização e opinar sobre assuntos de relevância.

Nenhum conselheiro recebe remuneração ou ajuda financeira para exercer essas funções.

Adriana Borghi Fernandes Monteiro
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), ingressou no MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo) em 1994.

Em abril de 2008, assumiu a função de coordenadora de área do consumidor, do CAO (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça) Cível e de Tutela Coletiva, posição que ocupou até julho de 2010.

Foi promotora de justiça em diversas cidades paulistas, incluindo a capital, de 1995 a 2016. Trabalhou também na assessoria da corregedoria geral do MPSP entre 2011 e 2014.

Fátima Pacheco Jordão
Membro do Conselho Consultivo

Formada em ciências sociais pela USP (Universidade de São Paulo) é diretora da FPJ (Fato, Pesquisa e Jornalismo) e especialista em pesquisas de opinião.

Conselheira de organizações, como: Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), em São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; e jornal O Estado de S. Paulo, é fundadora do Instituto Patrícia Galvão - entidade que atua nos campos do direito à comunicação e dos direitos das mulheres brasileiras.

Já produziu pesquisas para veículos de comunicação, universidades e candidatos à prefeitura e governo da Bahia, Pará, Piauí, São Paulo e Sergipe.

Claudia Lima Marques
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é pós-doutora pelo DAAD Brasil (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

Atualmente é professora de Direito da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), além de diretora da International Law Association, da International Association for Consumers Law e do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

É representante colaboradora do Ministério da Justiça no Brasil.

José Rodolpho Perazollo
Membro do Conselho Consultivo

Graduado em Direito e Administração de Empresas, é secretário executivo da Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

É membro do Colégio de Consultores da Arquidiocese de São Paulo, do qual também é responsável pela administração.

Marcelo Gomes Sodré
Membro do Conselho Consultivo

Graduado em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e em Filosofia pela USP, é mestre e doutor em Direito pela PUC-SP, universidade onde é professor na graduação e pós-graduação.

Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito das Relações de Consumo, Direito Ambiental e Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos difusos, direito do consumidor, direito ambiental, meio ambiente, consumo sustentável, consumo e meio ambiente e educação do consumidor.

Entre 2009 e 2013, exerceu a função de Diretor Adjunto da Faculdade de Direito da PUC-SP. É Procurador do Estado, com atuação na Consultoria Jurídica da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. Além do Idec, integra os Conselhos Diretores do Greenpeace/Brasil e do Instituto Alana.

Laura Valente de Macedo
Membro do Conselho Consultivo

Consultora da Laura Valente Consultoria e Assessoria, e da WRI (World Resources Institute) – Embarq Brasil, atua no programa Gestão para o Baixo Carbono e no Centro de Estudos em Sustentabilidade na FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Foi diretora de Produção e Consumo Sustentável no Ministério do Meio Ambiente, consultora no Ministério do Planejamento e diretora para América Latina e Caribe no ICLEI (Local Governments for Sustainability). Também foi coordenadora na Climate Change Forum Brasil (FBMC), professora da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e assessora do gabinete na Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo.

Luciana Stocco Betiol
Membro do Conselho Consultivo

Pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), é mestre em Direito Civil e doutora em Direitos Difusos e Coletivos pela mesma universidade. Também possui máster em Direito Ambiental pela Universidad Complutense de Madrid.

Coordenadora do Programa de Consumo Sustentável e vice-coordenadora acadêmica do MBA da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Sócia-fundadora e coordenadora do Núcleo Jurídico da Anab Brasil (Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica).

Paulo Affonso Leme Machado
Membro do Conselho Consultivo

Graduado pela PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campina)s, é mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Estrasburgo, na França. Promotor de Justiça aposentado, é professor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista), desde 2001.

Participou da redação de 21 anteprojetos de lei ou códigos e decretos ambientais, foi Conselheiro do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), de 1984 a 1985, e Consultor do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em 1997.

Recebeu o Prêmio Dom Bosco de Direito Ambiental, concedido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em 1996, e é presidente da Sobradima (Sociedade Brasileira de Direito do Meio Ambiente).

Renato Janine Ribeiro
Membro do Conselho Consultivo

Doutor em Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo), atualmente é professor da universidade e atua na área de Filosofia Política, com ênfase em Teoria Política.

Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), de 1993 a 1997 e presidiu o I Congresso de Estudiosos do Brasil na Europa, em Salamanca, em 2008.

Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio, em 2001, e a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997.

Rosana Grimberg
Membro do Conselho Consultivo

Advogada especialista em Direito do Consumidor, é presidente da Adecon (Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor). 

Professora de direito do consumidor da Esmape (Escola Superior da Magistratura de Pernambuco). É membro efetivo da APLJ (Academia Pernambucana de Letras Jurídicas), além de representante do Idec no CFDD (Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos).

Rosângela Lunardelli Cavallazzi
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em Direito e em História pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é mestre pela mesma universidade e doutorado em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pós-doutorada em Direito Urbanístico na Ecole Doctorale Villes et Environnement Universite Paris 8. 

Entre 2003 e 2009, foi diretora do Centro de Pesquisa e Documentação OAB RJ (Ordem dos Advogados do Brasil Secional do Rio de Janeiro. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Direito e Urbanismo, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Membro titular do CA-CS (Comitê de Assessoramento de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia), do CNPq com mandato, correspondente ao período de 2007 a 2010.

Atualmente é pesquisadora e orientadora de teses da UFRJ e da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Sérgio Mendonça
Membro do Conselho Consultivo

Graduado em Ciências Econômicas pela USP (Universidade de São Paulo), possui pós-graduação em Economia pela mesma universidade.

Atualmente, é Secretário Nacional de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento e Supervisor Técnico do Dieese, além de analista de sistemas da FIPE-USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Também é membro titular do Conselho de Administração da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo).

Foi conselheiro do Programa Comunidade Solidária e também faz parte do Conselho Nacional da Anteag (Associação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Autogestão e Participação Acionária), além do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo.

Sérgio Seigi Shimura
Membro do Conselho Consultivo

Mestre e doutor em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), exerce a função de promotor de justiça no Estado de São Paulo. 

Atualmente, é professor da PUC-SP, da ESMP (Escola Superior do Ministério Público de São Paulo) e do curso de mestrado do Centro Universitário Fieo (Fundação Instituto de Ensino para Osasco).

Membro associado do IBPD (Instituto Brasileiro de Direito Processual) e titular da APD (Academia Paulista de Direito)
 

Silvia Regina do Amaral Vignola
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em medicina veterinária pela USP (Universidade de São Paulo), possui especialização em saúde pública e saúde pública veterinária pela mesma universidade. 

Atualmente, participa da estruturação da área de vigilância em saúde na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP) e é professora em cursos de especialização em diversas universidades brasileiras.

Foi assessora da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária e da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Também foi diretora do departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo (SP) e coordenou o grupo responsável pela elaboração do atual Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Em 1993, prestou consultoria por meio da ONU (Organização das Nações Unidas) para a cidade de Buenos Aires, na Argentina, na área de Vigilância Sanitária de Alimentos.

Silvio Valle
Membro do Conselho Consultivo

Graduado em medicina veterinária pela UFF (Universidade Federal Fluminense), possui especialização em saúde do trabalhador e ecologia humana pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Atualmente, é pesquisador em saúde pública, professor e coordenador do curso de Biossegurança na fundação e em institutos ligados a ela. É membro da Comissão de Biossegurança da Fiocruz, do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente e do grupo de trabalho da regulamentação das pesquisas em seres humanos na esfera do SUS (Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde.

Entre 2006 e 2007, foi coordenador do projeto internacional Plataformas Tecnológicas: modelos transgênicos, biossegurança e qualidade.
 

Sueli Carneiro
Membro do Conselho Consultivo

Doutora em Filosofia da Educação pela USP (Universidade de São Paulo,) é coordenadora do Programa de Direitos Humanos/SOS Racismo do Geledés Instituto da Mulher Negra. Entre 1988 e 1989, foi coordenadora do Programa Mulher Negra do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, órgão do Ministério da Justiça.

Além do Idec, é membro dos Conselhos Consultivos Care Brasil, e do Cfemea (Centro Feminista de Estudo e Assessoria). Foi secretária geral do Cecf (Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo).

Recebeu menção honrosa no XVI Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos, em 1999, oferecido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Sueli Gandolfi Dallari
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em Direito, é mestre, doutora e livre-docente pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutora em direito médico pela Université de Paris XII, França, e em saúde pública pela Columbia University (EUA).

Atualmente, é professora da USP (Universidade de São Paulo). Já foi professora convidada da Columbia University (School of International and Public Affairs), em 1995, da Université de Nantes, em 2003, 2004 e 2006, e da Université de Paris X entre 2007 e 2012.

Participou da fundação do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário e foi a primeira coordenadora científica do Núcleo de Pesquisas em Direito Sanitário da USP.

Vera Vieira
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em Jornalismo pelas Fiam (Faculdades Integradas Alcântara Machado), é mestre em Ciência da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo).

Possui experiência na área de comunicação, com ênfase em gestão da comunicação e novas tecnologias. Também, é pesquisadora da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Walter Barelli (in memoriam)
Membro do Conselho Consultivo

Graduado em Ciências Econômicas pela USP  (Universidade de São Paulo), é mestre em Sociologia do Desenvolvimento pela mesma instituição.

Atualmente é professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), atuando principalmente no segmento de bancos comerciais.

Block Conselheiros Mobile

Adriana Borghi Fernandes Monteiro
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), ingressou no MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo) em 1994.

Em abril de 2008, assumiu a função de coordenadora de área do consumidor, do CAO (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça) Cível e de Tutela Coletiva, posição que ocupou até julho de 2010.

Foi promotora de justiça em diversas cidades paulistas, incluindo a capital, de 1995 a 2016. Trabalhou também na assessoria da corregedoria geral do MPSP entre 2011 e 2014.

Fátima Pacheco Jordão
Membro do Conselho Consultivo

Formada em ciências sociais pela USP (Universidade de São Paulo) é diretora da FPJ (Fato, Pesquisa e Jornalismo) e especialista em pesquisas de opinião.

Conselheira de organizações, como: Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), em São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; e jornal O Estado de S. Paulo, é fundadora do Instituto Patrícia Galvão - entidade que atua nos campos do direito à comunicação e dos direitos das mulheres brasileiras.

Já produziu pesquisas para veículos de comunicação, universidades e candidatos à prefeitura e governo da Bahia, Pará, Piauí, São Paulo e Sergipe.

Claudia Lima Marques
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é pós-doutora pelo DAAD Brasil (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

Atualmente é professora de Direito da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), além de diretora da International Law Association, da International Association for Consumers Law e do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

É representante colaboradora do Ministério da Justiça no Brasil.

José Rodolpho Perazollo
Membro do Conselho Consultivo

Graduado em Direito e Administração de Empresas, é secretário executivo da Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

É membro do Colégio de Consultores da Arquidiocese de São Paulo, do qual também é responsável pela administração.

Marcelo Gomes Sodré
Membro do Conselho Consultivo

Graduado em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e em Filosofia pela USP, é mestre e doutor em Direito pela PUC-SP, universidade onde é professor na graduação e pós-graduação.

Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito das Relações de Consumo, Direito Ambiental e Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos difusos, direito do consumidor, direito ambiental, meio ambiente, consumo sustentável, consumo e meio ambiente e educação do consumidor.

Entre 2009 e 2013, exerceu a função de Diretor Adjunto da Faculdade de Direito da PUC-SP. É Procurador do Estado, com atuação na Consultoria Jurídica da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. Além do Idec, integra os Conselhos Diretores do Greenpeace/Brasil e do Instituto Alana.

Laura Valente de Macedo
Membro do Conselho Consultivo

Consultora da Laura Valente Consultoria e Assessoria, e da WRI (World Resources Institute) – Embarq Brasil, atua no programa Gestão para o Baixo Carbono e no Centro de Estudos em Sustentabilidade na FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Foi diretora de Produção e Consumo Sustentável no Ministério do Meio Ambiente, consultora no Ministério do Planejamento e diretora para América Latina e Caribe no ICLEI (Local Governments for Sustainability). Também foi coordenadora na Climate Change Forum Brasil (FBMC), professora da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e assessora do gabinete na Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo.

Luciana Stocco Betiol
Membro do Conselho Consultivo

Pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), é mestre em Direito Civil e doutora em Direitos Difusos e Coletivos pela mesma universidade. Também possui máster em Direito Ambiental pela Universidad Complutense de Madrid.

Coordenadora do Programa de Consumo Sustentável e vice-coordenadora acadêmica do MBA da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Sócia-fundadora e coordenadora do Núcleo Jurídico da Anab Brasil (Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica).

Paulo Affonso Leme Machado
Membro do Conselho Consultivo

Graduado pela PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campina)s, é mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Estrasburgo, na França. Promotor de Justiça aposentado, é professor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista), desde 2001.

Participou da redação de 21 anteprojetos de lei ou códigos e decretos ambientais, foi Conselheiro do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), de 1984 a 1985, e Consultor do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em 1997.

Recebeu o Prêmio Dom Bosco de Direito Ambiental, concedido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em 1996, e é presidente da Sobradima (Sociedade Brasileira de Direito do Meio Ambiente).

Renato Janine Ribeiro
Membro do Conselho Consultivo

Doutor em Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo), atualmente é professor da universidade e atua na área de Filosofia Política, com ênfase em Teoria Política.

Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), de 1993 a 1997 e presidiu o I Congresso de Estudiosos do Brasil na Europa, em Salamanca, em 2008.

Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio, em 2001, e a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997.

Rosana Grimberg
Membro do Conselho Consultivo

Advogada especialista em Direito do Consumidor, é presidente da Adecon (Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor). 

Professora de direito do consumidor da Esmape (Escola Superior da Magistratura de Pernambuco). É membro efetivo da APLJ (Academia Pernambucana de Letras Jurídicas), além de representante do Idec no CFDD (Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos).

Rosângela Lunardelli Cavallazzi
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em Direito e em História pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é mestre pela mesma universidade e doutorado em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pós-doutorada em Direito Urbanístico na Ecole Doctorale Villes et Environnement Universite Paris 8. 

Entre 2003 e 2009, foi diretora do Centro de Pesquisa e Documentação OAB RJ (Ordem dos Advogados do Brasil Secional do Rio de Janeiro. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Direito e Urbanismo, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Membro titular do CA-CS (Comitê de Assessoramento de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia), do CNPq com mandato, correspondente ao período de 2007 a 2010.

Atualmente é pesquisadora e orientadora de teses da UFRJ e da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Sérgio Mendonça
Membro do Conselho Consultivo

Graduado em Ciências Econômicas pela USP (Universidade de São Paulo), possui pós-graduação em Economia pela mesma universidade.

Atualmente, é Secretário Nacional de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento e Supervisor Técnico do Dieese, além de analista de sistemas da FIPE-USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Também é membro titular do Conselho de Administração da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo).

Foi conselheiro do Programa Comunidade Solidária e também faz parte do Conselho Nacional da Anteag (Associação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Autogestão e Participação Acionária), além do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo.

Sérgio Seigi Shimura
Membro do Conselho Consultivo

Mestre e doutor em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), exerce a função de promotor de justiça no Estado de São Paulo. 

Atualmente, é professor da PUC-SP, da ESMP (Escola Superior do Ministério Público de São Paulo) e do curso de mestrado do Centro Universitário Fieo (Fundação Instituto de Ensino para Osasco).

Membro associado do IBPD (Instituto Brasileiro de Direito Processual) e titular da APD (Academia Paulista de Direito)
 

Silvia Regina do Amaral Vignola
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em medicina veterinária pela USP (Universidade de São Paulo), possui especialização em saúde pública e saúde pública veterinária pela mesma universidade. 

Atualmente, participa da estruturação da área de vigilância em saúde na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP) e é professora em cursos de especialização em diversas universidades brasileiras.

Foi assessora da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária e da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Também foi diretora do departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo (SP) e coordenou o grupo responsável pela elaboração do atual Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Em 1993, prestou consultoria por meio da ONU (Organização das Nações Unidas) para a cidade de Buenos Aires, na Argentina, na área de Vigilância Sanitária de Alimentos.

Silvio Valle
Membro do Conselho Consultivo

Graduado em medicina veterinária pela UFF (Universidade Federal Fluminense), possui especialização em saúde do trabalhador e ecologia humana pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Atualmente, é pesquisador em saúde pública, professor e coordenador do curso de Biossegurança na fundação e em institutos ligados a ela. É membro da Comissão de Biossegurança da Fiocruz, do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente e do grupo de trabalho da regulamentação das pesquisas em seres humanos na esfera do SUS (Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde.

Entre 2006 e 2007, foi coordenador do projeto internacional Plataformas Tecnológicas: modelos transgênicos, biossegurança e qualidade.
 

Sueli Carneiro
Membro do Conselho Consultivo

Doutora em Filosofia da Educação pela USP (Universidade de São Paulo,) é coordenadora do Programa de Direitos Humanos/SOS Racismo do Geledés Instituto da Mulher Negra. Entre 1988 e 1989, foi coordenadora do Programa Mulher Negra do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, órgão do Ministério da Justiça.

Além do Idec, é membro dos Conselhos Consultivos Care Brasil, e do Cfemea (Centro Feminista de Estudo e Assessoria). Foi secretária geral do Cecf (Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo).

Recebeu menção honrosa no XVI Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos, em 1999, oferecido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Sueli Gandolfi Dallari
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em Direito, é mestre, doutora e livre-docente pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutora em direito médico pela Université de Paris XII, França, e em saúde pública pela Columbia University (EUA).

Atualmente, é professora da USP (Universidade de São Paulo). Já foi professora convidada da Columbia University (School of International and Public Affairs), em 1995, da Université de Nantes, em 2003, 2004 e 2006, e da Université de Paris X entre 2007 e 2012.

Participou da fundação do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário e foi a primeira coordenadora científica do Núcleo de Pesquisas em Direito Sanitário da USP.

Vera Vieira
Membro do Conselho Consultivo

Graduada em Jornalismo pelas Fiam (Faculdades Integradas Alcântara Machado), é mestre em Ciência da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo).

Possui experiência na área de comunicação, com ênfase em gestão da comunicação e novas tecnologias. Também, é pesquisadora da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Walter Barelli (in memoriam)
Membro do Conselho Consultivo

Graduado em Ciências Econômicas pela USP  (Universidade de São Paulo), é mestre em Sociologia do Desenvolvimento pela mesma instituição.

Atualmente é professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), atuando principalmente no segmento de bancos comerciais.