Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa de tuitaço pela aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos

Ação acontece na data em que é comemorado o Dia Mundial da Alimentação

Separador

Atualizado: 

16/10/2017

Nesta segunda-feira (16), às 16h, organizações e movimentos sociais realizam um tuitaço para captar mais assinaturas em apoio à aprovação da PNaRA (Política Nacional de Redução de Agrotóxicos). A ação utiliza hashtags como #DMA2017 e #ChegaDeAgrotóxicos, esta última que possui o mesmo nome da plataforma da qual o Idec e outras 14 organizações fazem parte.

O objetivo do tuitaço é aproveitar o Dia Mundial da Alimentação para chamar a atenção da população para projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e visam flexibilizar o uso de agrotóxicos no Brasil.

Para Mariana Garcia, nutricionista do Idec, a data é muito oportuna para o debate acerca do uso indiscriminado desses produtos químicos no país. “O direito de todos à alimentação adequada e saudável passa pelas formas de produção dos alimentos, que devem ser ambientalmente sustentáveis e livre de agrotóxicos e transgênicos”, afirma.

Ao assinar a petição disponível na plataforma, os consumidores também demonstram o interesse em barrar os 27 projetos de lei incluídos no PL 6.922/2002, conhecidos como Pacote do Veneno, iniciativa que pretende facilitar o uso de agrotóxicos no Brasil, inclusive aqueles que podem causar problemas graves para a saúde e meio ambiente.

#ChegaDeAgrotóxicos

Entre as organizações e movimentos sociais que integram a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos, criada em abril deste ano, estão, além do Idec, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Greenpeace, o Movimento Slow Food, a Articulação Nacional de Agroecologia, entre outras.

Além da petição, a #ChegaDeAgrotóxicos lista os motivos pelos quais a população deve apoiar a iniciativa, como os riscos à saúde de consumidores e agricultores; a contaminação do solo, cursos d’água e a ameaça à soberania alimentar.