Querem limitar sua internet.
O Idec briga para que isso não aconteça!

Entenda por que não faz sentido pagar pelo consumo na internet fixa e junte-se a esta luta!

Não há justificativa razoável para as franquias na Internet fixa.

Ela é profundamente diferente da Internet móvel. A Internet não é como água ou energia. Não há "custos de geração" do que você consome. Se há um aumento do tráfego de dados e necessidade de "melhores canos", podemos solucionar com investimento, reforma tributária e tecnologias que aproximem servidores dos usuários locais.

Um plano de 10 megabits por segundo sem franquias já possui uma cota. Em um mês, só é possível trafegar 1.192 gigabytes. Com uma franquia artificial de 50 gigabytes, há redução de 95% deste consumo. Isso é abusivo e fere o art. 39 do Código de Defesa do Consumidor.

"Ora! Francamente! Na internet, a barreira da franquia exila a cidadania!"
Mario Sergio CortellaEscritor, filósofo e professor

Faça parte desta luta!

Com R$ 1,00 por dia você se associa ao Idec e apoia esta importante causa, além de muitas outras e ainda recebe a camiseta da campanha,que é produzida com 100% de algodão orgânico (sem uso de agrotóxicos). Associe-se e ajude o Idec a manter suas atividades em favor do consumidor.

Mitos e Verdades sobre as franquias de dados

MITO

Há muitos usuários de jogos e séries na Internet. Esses “usuários pesados” congestionaram as redes no Brasil

MITO

Franquias são adotadas no mundo todo. São tendência mundial do mercado de Telecomunicações

MITO

Internet é como água: se o consumidor usa mais, deve pagar mais por uma questão de justiça. Afinal, está consumindo um recurso escasso e não existe nada de graça no mundo

VERDADE

Não há estudos técnicos que demonstrem quantos “usuários pesados” existem e de que modo eles congestionam as redes

VERDADE

Relatório da ONU aponta que maioria dos países (68%) possui predominância de planos sem franquias

VERDADE

Internet não é como água. Não há um custo de “geração” da Internet, mas sim de transporte e distribuição. Conteúdos podem ser aproximados do usuário

Veja o que o Idec já fez contra as franquias:

DEFENDEU OS INTERESSES DOS CONSUMIDORES EM 5 AUDIÊNCIAS NO CONGRESSO NACIONAL

INGRESSOU COM A AÇÃO CIVIL PÚBLICA QUE FORÇOU A ANATEL A SUSPENDER TEMPORARIAMENTE AS FRANQUIAS

REALIZOU O SEMINÁRIO SOBRE FRANQUIA DE DADOS NA INTERNET QUE VAI VIRAR LIVRO SOBRE O TEMA

Mas ainda há muito para ser feito...

Estamos na reta final da aprovação do PL 7.182/17, que proíbe as franquias de dados na internet fixa. O Projeto, já aprovado pelo Senado, agora corre pela Câmara dos Deputados, devendo ser aprovado por mais duas comissões para a apreciação pelo plenário.

A sociedade tem papel fundamental nessa luta. Agora é hora de pressionar e exigir a votação dos deputados.

Faça parte dessa luta, afinal ela também é sua!

Com R$ 1,00 por dia você se associa ao Idec e apoia esta importante causa, além de muitas outras e ainda recebe a camiseta da campanha,que é produzida com 100% de algodão orgânico (sem uso de agrotóxicos). Associe-se e ajude o Idec a manter suas atividades em favor do consumidor.

Associe-se

O QUE É O IDEC?
Fundado em 1987, o Idec é uma ONG, ou seja, é uma associação da sociedade civil independente de contribuições de empresas e governos. Dessa forma, mantém sua total liberdade, transparência e ética na hora de denunciar e cobrar providências de qualquer um que desrespeite os direitos do consumidor ou coloque em risco aquilo que já foi conquistado. Também é importante dizer que Idec foi protagonista na construção do Código de Defesa do Consumidor. O trabalho do Idec é possível graças as contribuições mensais ou ocasionais de pessoas que valorizam e apoiam a luta em defesa dos consumidores em todo o país.