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Deceptive patterns: você já ouviu falar de padrões enganosos?

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Atualizado: 

11/04/2024

Deceptive patterns é um termo em inglês que pode parecer confuso, mas que, com certeza, você já passou por alguma situação na internet.

Antigamente, ele era chamado de dark patterns ou “padrões obscuros”, mas, por ser um termo de cunho racista, houve mudança na nomenclatura da forma de tentar te manipular na internet.

Nos tópicos a seguir, você vai entender o que são os deceptive patterns e conhecer os principais tipos utilizados na web. Confira!

O que são deceptive patterns?

Deceptive patterns são padrões enganosos feitos, principalmente, por meio de técnicas de design. Elas tentam te manipular para realizar alguma ação na internet que você não queria fazer.

Essa técnica pode influenciar as emoções do usuário, assim como utilizar linguagem rebuscada que confunde o consumidor. Também pode apresentar falta de alternativas ou indução à aceitação de serviços oferecidos pelas plataformas a partir de imagens enganosas.  

É muito comum em toda a web, inclusive em grandes sites e empresas. As técnicas estão cada vez mais avançadas.

Possivelmente você já passou por um padrão enganoso e foi até vítima dele. A seguir, listamos 6 tipos principais que estão espalhados por aí!

1. Política de Privacidade

Por meio de uma redação enganosa ou um aviso visual fraudulento, o consumidor é forçado a consentir com a política do serviço utilizado. O principal exemplo disso ocorreu quando o WhatsApp avisou que o aplicativo não estaria mais disponível para quem não aceitasse a sua nova política.

2. Escassez sintética

Outra forma bem comum de padrão enganoso. Muito utilizada em sites de cursos e de infoprodutos (ebooks, apostilas, etc).

A plataforma coloca um medidor de horas e dias que determinada promoção vai estar no ar e que há poucas vagas ainda disponíveis. Só que esse medidor, em boa parte das vezes, é mentiroso. Quando ele zera, volta a contar do início de novo.

A escassez também é febre nas redes sociais. Influenciadores postam nos stories ou no TikTok que determinado produto que ele vende está com promoção só naquela hora, que tem que acessar pelo link dele e que são poucas unidades.

Toda essa estratégia existe para que você não tenha tempo suficiente para pensar antes de tomar a decisão se quer mesmo ou não comprar aquele serviço ou produto.

3. Clique sem querer

Essa forma de padrão enganoso é muito comum nos stories do Instagram. Você está lá passando os stories para o lado e, de repente, aparece uma propaganda que é clicável exatamente no lugar em que você encosta o dedo para passar a outro story.

É uma tática que tem muito a ver com padrões de design. Os profissionais pesquisam onde é mais comum a pessoa encostar o dedo no celular e aí criam esses links que são clicados sem querer pelo consumidor. 

4. Valores ocultos

Esse deceptive pattern é muito comum em sites de lojas online, inclusive as grandes. Você põe uma série de produtos no seu carrinho de compras, segue todas as etapas até o pagamento e quando chega nele vê que há outros valores lá dentro que não foram informados em lugar algum.

Normalmente são taxas, seguros ou outros tipos de cobrança que você não sabia que seriam cobrados. 

5. Assinatura não cancelável

É uma estratégia cada vez mais comum em aplicativos. Eles te fornecem uma opção gratuita de algum benefício, só que, para isso, você precisa cadastrar o seu cartão de crédito. Aí, eles dificultam o seu cancelamento da assinatura gratuita e você acaba tendo que pagar por um serviço que sequer contratou.

6. Confirmação por vergonha (ou confirmshaming)

É uma estratégia de manipulação na qual os usuários são induzidos a se inscreverem e comprar produtos que parecem ser necessários ou desejáveis. 

Isso ocorre, por exemplo, quando decidimos comprar um celular novo e a garantia de furto e roubo não é incluída na compra. Surge uma notificação para acrescentar o preço do tal seguro junto com uma mensagem que gera medo ao consumidor de ter algum problema com o celular.

Outro exemplo é quando vamos viajar e são oferecidos seguros de vida junto com a viagem. A empresa induz uma preocupação, fazendo a gente pensar em prevenir um mal que pode ocorrer. 

Essa atitude, assim como todos os outros deceptive patterns, é crime ao Código de Defesa do Consumidor e à Lei Geral de Proteção de Dados. Caso você tenha sofrido algum dano referente ao uso dessas estratégias manipuladoras, você pode e deve ir atrás dos seus direitos.

Para saber e participar junto conosco das nossas ações em prol da defesa de consumidores, é só assinar a nossa newsletter logo abaixo.

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