Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Golpe do celular invadido: o que fazer se for vítima?

separador

Atualizado: 

14/09/2023

O relatório divulgado pelo Idec traz informações importantes para as vítimas do golpe do celular invadido. Ele mostra como os bancos são também responsáveis pela ocorrência do golpe e devem devolver o dinheiro às vítimas.

Neste texto, você vai saber o passo a passo do que fazer para tentar ter o seu dinheiro de volta. Confira!

Passo 1: fale diretamente com o banco sobre o golpe do celular invadido

Para o Idec, é dever dos bancos terem o mecanismo que bloqueia o acesso remoto ao aplicativo deles. Porém, nem todos possuem essa barreira, apesar de existir essa tecnologia no mercado. Por isso, para o Idec, é responsabilidade dos bancos devolver o dinheiro das vítimas, já que, se eles quisessem, poderiam barrar o golpe.

O primeiro passo que você deve tomar para tentar reaver o seu dinheiro é entrar em contato com o banco por telefone por meio do SAC. É muito importante que seja dessa forma, pois apenas pelo SAC você consegue o número de protocolo e a ligação fica gravada. Isso é uma importante prova que você precisa ter.

Então, ao falar no SAC do banco sobre o golpe e solicitar o dinheiro de volta, independentemente da resposta do atendente do banco, peça o número do protocolo e deixe isso muito bem guardado. Você pode precisar dele depois.

Se o banco responder que não vai devolver o dinheiro, é hora de seguir para o segundo passo.

Passo 2: denuncie nos órgãos oficiais

O relatório disponibilizado pelo Idec pode ser usado por você para tentar reaver o dinheiro. Não é uma garantia de que você vai conseguir, mas é um instrumento importante para isso.

Além dele, você também precisa juntar os seguintes documentos:

  • Número de protocolo da ligação ao SAC do banco;
  • Boletim de ocorrência sobre o golpe.

Junte também informações sobre o golpe: horário das transações, troca de mensagens realizadas, respostas do banco, fotos e prints de tela, extratos, entre outras.

Com o relatório do Idec, o número de protocolo, o boletim de ocorrência e esses outros dados você vai fazer uma denúncia formal contra o banco no site consumidor.gov.br. Relate tudo bem detalhadamente, de como sofreu o golpe, de que o banco não barrou o acesso remoto e de que ao entrar em contato via SAC eles falaram que não iriam devolver o seu dinheiro.

Anexe todos os documentos descritos acima e também outros que você tiver que provem que você foi vítima do golpe do celular invadido. Faça também uma denúncia semelhante no site do Banco Central.

O banco vai ter alguns dias para poder te responder. Assim que a resposta vier, se ele se negar novamente a devolver o dinheiro, é hora de ir para o último passo.

Passo 3: entre na Justiça

Esse é o último passo e só deve ser feito se todas as outras opções tiverem sido esgotadas. Para entrar na Justiça, você vai juntar todos os documentos e denúncias que fez nos passos anteriores:

  • Relatório do Idec;
  • Número de protocolo da ligação via SAC do banco;
  • Boletim de ocorrência;
  • Denúncia no consumidor.gov.br;
  • Denúncia do Banco Central.

Se você for associado ao Idec, a gente ainda disponibiliza um modelo de petição para você usar no JEC (Juizado Especial Cível).

É importante destacar que o JEC é a melhor forma de você acessar a Justiça para esse tipo de caso. Ele é mais rápido e também é gratuito, mas possui alguns limites. Você pode entrar no JEC sem precisar de advogado em ações de até 20 salários mínimos. Se for entre 20 e 40 salários mínimos, você ainda pode usar o JEC, mas vai precisar de um advogado.

Ações acima desse valor, aí é só na Justiça Comum mesmo que é mais demorada e cobra custos processuais.

O Idec te mostra o caminho e tenta te ajudar com o relatório e todas essas informações para que você consiga reaver o seu dinheiro, MAS ISSO NÃO É UMA GARANTIA! Cada juiz responde e julga de uma forma e pode ser que mesmo com toda essa documentação ele dê razão ao banco e seja contra a devolução do dinheiro que você perdeu sendo vítima do golpe.

Para baixar o relatório do Idec sobre o golpe do celular invadido, é só clicar neste link.

Talvez também te interesse: