Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Golpe do telefone: saiba tudo sobre esse tipo de fraude

separador

Atualizado: 

02/03/2023

O golpe do telefone é um dos mais clássicos entre os que acontecem atualmente no país. Ele é um pouco mais antigo do que  outros, mas sempre sofre algum tipo de atualização por parte dos criminosos.

Nos tópicos a seguir, você vai entender o que é o golpe do telefone, como ele funciona, as mudanças praticadas pelos golpistas e como se livrar desse problema. Veja!

O que é o golpe do telefone?

Sabe quando uma pessoa liga para o seu telefone, fixo ou celular, fala que é seu filho ou um parente e está precisando de dinheiro urgentemente, em alguns casos se dizendo vítima de sequestro? Pois é, quase todo mundo já passou por essa situação. Na hora é desesperador, fica sem saber o que fazer. Mas é só se acalmar, desligar o telefone e procurar a pessoa real que vai descobrir que foi um golpe.

Esse golpe tem algumas variações, mas sempre acaba no mesmo lugar: pedir dinheiro para a vítima. Então, se atender o telefone e for algum parente te pedindo dinheiro, tome muito cuidado: pode ser golpe na praça!

Como ele funciona?

São variadas as formas desse golpe acontecer, mas na maior parte delas, o golpista aproveita a fragilidade e medo da vítima para conseguir extrair informações que possam parecer que é real o parentesco entre ela e o golpista.

Normalmente, ele liga falando diretamente para a pessoa. Exemplo: “Oi, mãe. Como você tá?”. E aí, se a pessoa não desconfiar da voz, começa a fluir o papo, até que ele indica a necessidade de um valor em dinheiro que precisa ser pago urgentemente. Aí, o golpista solta a criatividade para dizer o motivo que precisa desse dinheiro.

E ele é insistente. Se você continuar no telefone negando fazer o depósito, ele vai tentar jogar outros argumentos para você pagar, mas não faça isso. Desligue o telefone, ligue para o seu parente que o golpista fingiu ser e veja se era, realmente, um golpe.

As mudanças do golpe do telefone

Esse tipo de golpe começou com os falsos sequestros. Todo mundo lembra de receber ligações de pessoas chorando, fingindo ser sequestradas e pedindo um dinheiro para o resgate. Porém, com a popularização desse golpe, os criminosos passaram a mudar a estratégia e hoje são tantas as formas que fica até difícil mencionar todas.

Tem, por exemplo, o que finge ser um parente distante que está chegando de viagem na sua cidade e precisa de um dinheiro para terminar a viagem, trocar um pneu que furou ou coisa parecida. No fim, a história é sempre a mesma. 

A dica é: não se preocupar com o enredo, mas sim se vai acabar com o pedido de dinheiro. Se for assim, desligue o telefone e faça os contatos necessários para poder saber se foi um golpe ou não.

O que fazer nessa situação?

Jamais transfira qualquer valor para qualquer pessoa sem ter certeza de quem ela é. Ainda mais se for suspeita de um golpe. Mesmo que a pessoa demore a atender o telefone dela, fique ocupado, desligado, não se desespere. Não faça depósito algum sem ter certeza de que está falando com a pessoa certa.

No fim, o melhor mesmo é só emprestar esse dinheiro pessoalmente, cara a cara com a pessoa para não restar dúvidas. Mas, se não tiver jeito, busque ter certeza absoluta antes de fazer qualquer transferência.

Conheça mais sobre o golpe do telefone e outros tipos de fraudes no nosso especial do Mês do Consumidor de 2023!

Talvez também te interesse: