Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Susto no cartão de crédito: dá para cancelar as compras feitas pelos filhos?

separador

Atualizado: 

07/08/2023

Crianças que usam o cartão de crédito dos pais sem eles saberem. Uma situação que está cada vez mais comum, principalmente com os joguinhos de internet. E isso ganhou até um termo na internet: o “Serasa Kids”. Mas será que dá para cancelar as compras feitas pelos filhos? Confira a seguir!

O que é o “Serasa Kids”?

O “Serasa Kids” não tem nada a ver com um serviço da empresa Serasa ou a negativação do nome de crianças em cadastros de crédito.

Ele é um termo inventado na internet para tratar de crianças e adolescentes que utilizam os cartões dos pais de forma escondida para comprar brinquedos, jogos e demais produtos ou serviços.

A expressão se popularizou após uma mãe falar que o filho dela chegou a gastar R$ 28 mil reais no cartão sem ela saber. Com isso, vários usuários do Twitter subiram a hashtag #SerasaKids e passaram a contar de problemas que também passaram ou que fizeram os pais passar.

Dá para cancelar as compras feitas pelos filhos??

Está aí o grande X da questão. Existem alguns direitos descritos no CDC (Código de Defesa do Consumidor) que devem ser respeitados.

O direito ao arrependimento, por exemplo. Em compras feitas pela internet, você pode desistir delas em até 7 dias. Então, se você descobriu o problema até esse período, é seu direito pedir ao banco e às lojas o cancelamento da compra realizada.

Se tiver passado desse período, a coisa fica um pouco mais complicada. Porém, se forem valores muito altos, bem diferentes do que você gasta normalmente e feitos de uma vez só, o cartão de crédito deveria ter barrado a compra. 

Aí, é mais um caso para você correr atrás e acionar os meios legais para tentar reaver o dinheiro, já que foi uma falha de segurança do banco e da empresa de cartão de crédito.

Como evitar que isso aconteça?

Muitas vezes as crianças e adolescentes conseguem fazer as compras porque têm livre acesso ao celular dos pais e sabem as senhas para prosseguir com uma compra. Ou então aproveitam o fato das plataformas de jogos e aplicativos para celular e videogame terem a opção de deixar os dados dos cartões salvos na plataforma para facilitar futuras compras. 

A principal dica é mudar as senhas dos bancos e cartões para que seus filhos não consigam fazer essas compras. Também defina um limite de uso do cartão junto ao seu banco. Assim, você consegue evitar que altos valores sejam gastos de uma vez só ou em um único dia.

Outra dica importante é ter sempre acesso imediato às compras feitas pelo seu cartão ou PIX. Alguns bancos fornecem esses dados via SMS ou por notificação que aparece na tela do celular mesmo. Com isso, você passa a ter maior controle sobre o que foi gasto.

É possível também criar um mecanismo de bloqueio no Google Play e Apple Store. Defina uma senha que só você sabe para qualquer transação que seja feita pelas lojas de aplicativo. Isso vai evitar que seu filho faça compras por lá sem você saber.

Também é possível criar senhas que impedem a compra na Microsoft Store (para jogos do Xbox) e na PlayStation Store (para jogos do PlayStation).

Apesar do termo ser engraçadinho, o “Serasa Kids” pode causar um grave problema financeiro para as famílias. E jamais podemos culpar ou responsabilizar as vítimas e também as crianças por esse problema.

É preciso ajudar a solucionar, buscar orientações precisas e tentar reverter a situação. Com o uso cada vez mais frequente de aparelhos digitais por crianças e adolescentes e a falta de tempo de pais que vivem uma rotina de trabalho cada vez maior e mais estressante, o controle, realmente, fica mais difícil.

Por isso, se conhecer alguém que passou por esse problema, não jogue a culpa em cima dela. O que ela precisa agora é de apoio e de ajuda para buscar as melhores soluções para resolver a questão.

É difícil, mas é sim possível cancelar as compras feitas pelos filhos. Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho em defesa das pessoas consumidoras? Assine a nossa newsletter logo abaixo.

Talvez também te interesse: