Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

CMN adia decisão sobre regulamentação de cartão de crédito

<p> <i>Idec espera que, pelo menos, a prorroga&ccedil;&atilde;o possibilite mais debate com a sociedade sobre as medidas a serem adotadas; campanha por regras que protejam o consumidor continua</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

27/07/2011

A reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) desta quinta-feira (28) terminou sem nenhuma decisão sobre a regulamentação do setor de cartões de crédito. Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, e o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles adiaram mais uma vez a discussão sobre o assunto.

"O adiamento frustra a expectativa da sociedade que já aguarda essa regulamentação há bastante tempo", afirma Maria Elisa Novais, gerente jurídica do Idec.

O instituto espera, ao menos, que o adiamento possibilite maior debate na sociedade sobre os pontos a serem regulados. "É importante que o Banco Central se valha de instrumentos como audiências e consultas públicas para levar à sociedade a proposta de regulamentação a fim de que haja ampla participação social nessa discussão, o que, de fato, infelizmente não é uma iniciativa muito comum do órgão e seria uma grande oportunidade", destaca Maria Elisa.

Campanha
Na semana passada o Idec deu início a uma campanha pela regulamentação dos cartões de crédito. O objetivo é que sejam adotadas regras que ponham fim às práticas abusivas no setor.

A ideia é que os consumidores enviem mensagens aos membros do CMN reforçando as reivindicações feitas pelo Idec ao Banco Central do que precisa mudar.

Até agora, quase 800 internautas já exerceram a sua cidadania e cobraram a regulamentação desse setor. Com o adiamento da decisão, a campanha continua no ar. Participe e convide outros consumidores a exigir que os cartões de crédito respeitem os seus direitos!

Talvez também te interesse: