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Idec destaca principais vitórias e derrotas dos direitos do consumidor em 2007

<p> <i>Instituto fez um levantamento dos principais acontecimentos do ano passado no que diz respeito &agrave;s mudan&ccedil;as em rela&ccedil;&atilde;o aos direitos do consumidor. Pontos negativos lideram a avalia&ccedil;&atilde;o.</i></p>

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Atualizado: 

17/08/2011

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, o Idec apresenta um inventário das principais questões nacionais que afetaram o consumidor em 2007, nas áreas de telecomunicações, saúde, setor financeiro, aviação civil, alimentos, transgênicos e recalls.

Dos 34 itens elencados, em 17,6% foram observadas mudanças positivas em políticas de governo de diferentes órgãos e agências governamentais; 32,3% não avançaram e nem retrocederam; e 50% deles pioraram em relação ao direito do consumidor.

Para a coordenadora executiva do Idec, Marilena Lazzarini, esses dados refletem a falta de prioridade por parte do Governo Federal na política de defesa e proteção do consumidor. "Enquanto o governo comemora o acesso das classes D e E ao consumo - como demonstrado nos dados divulgados hoje (13/03) pelo IBGE - essa parcela da população, mais do que as outras, fica vulnerável e exposta a abusos de toda espécie".

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