Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

ISO 26.000: norma de responsabilidade social é lançada no Brasil

<p> <i>Diretrizes estabelecidas na norma devem servir de par&acirc;metro para empresas e organiza&ccedil;&otilde;es interessadas em adotar pr&aacute;ticas socioambientalmente respons&aacute;veis</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

26/07/2011

Acontece nesta quarta-feira (8/12) o lançamento oficial da ISO 26.000, normal internacional de responsabilidade social, publicada no último dia 30 após mais de cinco anos de elaboração.

O longo período se justifica porque a ISO 26.000 foi criada a partir de uma ampla participação de partes interessadas, reunindo representantes de consumidores, trabalhadores, ONGs, indústria, governo e especialistas.

Desde o início, o Idec integra a delegação brasileira responsável pela elaboração da norma, representando a categoria de consumidores, e participou ativamente de sua construção em âmbito nacional e internacional junto à Consumers International.

Embora não tenha caráter certificável, a norma é um guia com diretrizes para a prática da responsabilidade social em qualquer tipo de organização. "A ISO 26.000 será um instrumento muito útil para referenciar de modo mais objetivo o que se espera das empresas e demais organizações em termos de respeito aos direitos humanos, do consumidor e do trabalhador, formas de produção mais limpa, compromissos com a cadeia produtiva e de pós-consumo", ressalta Adriana Charoux, pesquisadora do Idec. "Ou seja, vai ser mais fácil identificar práticas leais de operação que traduzem a atuação socialmente responsável, indo muito além do cumprimento da legislação e de práticas de filantropia", completa.

Entenda
Criada em 1946, a ISO (sigla para International Organisation for Standardization) é uma entidade não-governamental que reúne organismos de normalização de todo o mundo. Atualmente, 157 países de todas as regiões do globo fazem parte da confederação. Suas normas têm caráter voluntário e visam oferecer soluções que atendam às necessidades das empresas e da sociedade.

Embora não tenha força de lei, por serem instituídas por uma organização internacionalmente reconhecida, as diretrizes de uma norma ISO tendem a estimular o interesse das organizações em se adequar aos seus parâmetros.

Nesse sentido, a ISO 26.000 vem contribuir para a expansão do número de instituições dispostas a assumir seriamente sua responsabilidade social e a uma visão mais transparente do que a sociedade civil espera de sua atuação. "A norma indica os caminhos de ação prática para uma mudança urgente e radical nos padrões de produção e consumo num contexto de agravamento das mudanças climáticas e seus impactos desastrosos para o ser humano e o planeta que habitamos", destaca Adriana Charoux, pesquisadora do Idec.

É a primeira vez que uma norma ISO é feita em um processo multi-participativo, com a colaboração de várias partes interessadas. Uma característica importante da ISO 26.000, além disso, é que suas disposições não se aplicam apenas às empresas, mas a qualquer instituição, como as próprias ONGs.

Talvez também te interesse: